Foram quase três meses sem entrar em campo em uma partida oficial. Porém, a volta do Brasiliense aos gramados foi da melhor maneira possível e com direito a uma pitada de sofrimento. Na noite deste sábado (29/10), o time candango estreou na Copa Verde de 2022 contra a Luverdense, no Estádio Passo das Emas. Mesmo com um a menos durante toda a partida, o Jacaré se portou bem em campo e conquistou uma classificação suada com vitória por 1 a 0.
O primeiro tempo começou mal para o Brasiliense quando Tarta foi expulso de forma direta. Mesmo com um a menos, o Jacaré conseguiu se organizar em campo, segurou o Luverdense e foi premiado com um gol marcado pelo volante Aldo. No segundo tempo, o time candango não se afobou, manteve as linhas defensivas bem postadas e conseguiu manter a partida sob controle. Desorganizados, os mato-grossenses pouco ameaçaram e não reverteram o prejuízo, apesar da vantagem numérica.
Consistência defensiva e gol
No minuto inicial de jogo, o primeiro susto. Carrilho girou e colocou a bola na área, mas ela passou insinuante e ninguém desviou. Com três, o Brasiliense levou um baque quando Tarta entrou forte em Gilson e foi expulso de forma direta. Em desvantagem numérica, o Jacaré se reposicionou em campo. Mesmo com a bola, o Luverdense não conseguiu criar maiores problemas. O time candango também encontrou dificuldades de encaixar um contra-ataque para dar mais trabalho.
Aos 24, o Brasiliense abriu o placar. Após cruzamento, a bola se ofereceu na área e Aldo chutou no cantinho. O Luverdense respondeu aos 26. Gustavo mandou uma bomba para o gol. Sucuri defendeu e viu a bola bater no travessão antes de voltar para ele. Amarrado, o jogo seguiu com faltas e sem outras grandes chances. Aos 36, Jefferson chutou, contou com desvio na marcação e deu novo trabalho para Sucuri. Na sequência, Diego Rosa subiu sozinho, mas cabeceou cruzamento para fora.
Jacaré segura o resultado
Com a mesma formação no segundo tempo, o Brasiliense voltou disposto a manter a postura defensiva. O Jacaré contou com um jogo picotado e brigado para segurar bem os primeiros 10 minutos sem ser ameaçado. Aos 12, Tobinha teve chance de fora da área, mas errou o alvo. Com 13, Luquinhas saiu livre, mas perdeu a bola na área. O Luverdense respondeu aos 16. Após confusão na área, a bola bateu no jogador mato-grossense e foi mansa em direção à rede. Gabriel Henrique, caído, conseguiu salvar.
Gradualmente, Luan Carlos foi usando o banco para manter o fôlego do time. Sem criatividade, o Luverdense tinha dificuldade de assustar. Até os 30, por exemplo, Sucuri sequer foi exigido. Porém, mesmo sem tomar susto, o Brasiliense também não chegava. Nos minutos finais, os mato-grossenses travaram nas linhas defensivas do Jacaré. De longe, Murilo tentou aos 40, mas mandou para fora. O lance foi o último respiro dos mandantes e o Jacaré confirmou a classificação para as quartas de final.
O que vem por aí
Classificado de forma sofrida, o Brasiliense terá um time de primeira divisão pela frente na segunda fase da Copa Verde. O time amarelo enfrentará o Cuiabá. Na tarde deste sábado (29/10), o Dourado recebeu o Costa Rica e venceu por 2 a 0. Por ter melhor ranking na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em comparação com o Jacaré, o time mato-grossense jogará em casa. A partida na Arena Pantanal será, possivelmente, na quarta-feira (2/11) com detalhes a serem confirmados.
LUVERDENSE 0
Matheus Kayser; Paulinho, Dadalt, Mendonça 🟨 e Elivelton (Alan Bald); Jeferson, Gilson 🟨 (Murilo 🟨), Rafael Carrilho (Breno) e Diego Rosa; João Maria Aleluia (Thiaguinho) e Gustavo. Técnico: Márcio Nunes 🟨
BRASILIENSE 1
Edmar Sucuri 🟨; Jonathan Bocão, Railon, Gustavo Henrique e Aloísio; Aldo ⚽, Tarta 🟥 e Zotti (Gabriel Henrique 🟨); Luquinhas (Daniel Alagoano), Tobinha (Andrezinho) e Hernane Brocador 🟨 (Yuri Mamute). Técnico: Luan Carlos 🟨