O Campeonato Candango de profissionais ainda não terminou, mas a edição sub-20, de último nível das categorias de base, está com tudo pronto para começar. Na tarde desta quinta-feira (13/4), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) divulgou os detalhes da temporada de 2023 do Candanguinho. No calendário da entidade, a bola vai rolar no torneio a partir de 13 de maio.
Ao todo, serão 18 clubes lutando pela taça de campeão e pelas duas vagas do Distrito Federal na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, de 2024. A maioria das equipes é figurinha carimbada na disputa. Porém, haverá duas novidades: o Canaã, clube recém-filiado à FFDF, e o Brasiliense, de volta aos torneios de categorias de base após 13 anos com o departamento inativo.
Semifinalistas do Candangão profissional, Capital e Paranoá são outros clubes de volta ao Candanguinho em 2023. O Botafogo-DF e o Samambaia também reaparecem no cenário das categorias de base. Os demais participantes jogaram a última temporada do torneio: Luziânia, Aruc, Brasília, Greval, Legião, Planaltina, Real Brasília, Brazlândia, Ceilandense, Gama, Sesp/Samambaense e Santa Maria.
Porém, várias ausências importantes também foram registradas. Campeão em 2022 em final diante do Gama, o Ceilândia não está entre os clubes inscritos para a temporada 2023. Outras cinco equipes presentes na última disputa também abdicaram de jogar a nova edição: Riacho City, Sobradinho, Unaí, Taguatinga e Cruzeiro completam a lista de quem ficou de fora do Candanguinho.
Regulamento do Candanguinho
A fórmula de disputa do Campeonato Candango Sub-23 foi mantida em relação à última temporada. Com isso, os 18 clubes participantes foram divididos em dois grupos com nove equipes cada (veja todos, detalhadamente, no fim da matéria) e se enfrentam em turno único. Assim, uma equipe vai cumprir folga por rodada (confira os jogos da primeira jornada no pé do texto).
Os quatro melhores de cada chave vão se classificar para as oitavas de final e se enfrentam em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha vai ter o direito de definir o mata-mata jogando como mandante no estádio de preferência. O modelo de 180 minutos também será utilizado nas semifinais e na grande decisão, está última com mando de campo da FFDF.
Grupo A: Botafogo-DF, Canaã, ARUC, Brasília, Ceilandense, Brasiliense, Samambaia, Luziânia e Greval.
Grupo B: Santa Maria, Paranoá, Gama, Capital, Brazlândia, Sesp/Samambaense, Legião, Real Brasília e Planaltina.
1ª rodada – Grupo A
Greval x Ceilandense
Luziânia x Samambaia
Canaã x ARUC
Brasília x Brasiliense
Folga: Botafogo-DF
1ª rodada – Grupo B
Legião x Santa Maria
Real Brasília x Capital
Sesp/Samambaense x Paranoá
Planaltina x Gama
Folga: Brazlândia