Por João Marcelo
“Hoje tem jogo do meu time e eu não vou conseguir ver pela televisão, vou ter que ver a reprise ou ouvir pelo rádio”, quantas vezes você disse essa frase conversando com outra pessoa? Acredito que algumas vezes, certo? Porém, assistir partidas do clube de coração está mais fácil. O streaming está cada vez mais dominante no mercado e oferecendo aos telespectadores uma diversidade de maneiras de estar conectado com uma equipe. Mas o que é streaming e como virou a sensação nos dias atuais?
O streaming nada mais é do que a disponibilização de conteúdos online em áudio ou vídeo sem a necessidade de baixá-los. A facilidade gira em torno de você poder acessar de qualquer dispositivo e não ocupar a memória. Aplicativos de filmes, séries e músicas são os mais conhecidos do público. E aproveitando-se de seu crescimento, o esporte introduz cada vez mais a plataforma com transmissões de suas partidas, sejam oficiais ou não, em seus canais.
No Distrito Federal, o streaming ganhou ainda mais força no início deste ano com a não obrigatoriedade de transmissão exclusiva na televisão. A TV Brasília detém os direitos de transmissão das partidas, mas em comum acordo com a empresa televisiva, os clubes podem passar ao vivo em seus canais oficiais as partidas que não vão para o sinal aberto da TV. Um dos clubes que não assinaram com o canal dos Diários Associados, o Brasiliense já tem o hábito de transmitir seus duelos em plataformas digitais. Equipes como Gama, Capital e Real Brasília também fazem suas próprias transmissões.
Pouco mais tarde, em junho deste ano, uma nova mudança foi feita. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, emitiu uma Medida Provisória – MP 984 – dando o direito dos clubes mandantes definirem sobre a venda e exibição de suas partidas. Com isso, as equipes com mando de campo poderiam transmitir suas partidas em seus canais oficiais, vende-las para uma emissora de televisão ou para qualquer plataforma de mídia. Assim, as transmissões por streaming ganharam mais força.
O Candangão reinicia no próximo sábado (08/08), mas por conta da pandemia do coronavírus, as partidas serão sem a presença do público. Com isso, o streaming será um excelente canal para os torcedores acompanharem os jogos de seus clubes. Dos clubes concorrentes ao título, apenas Sobradinho e Taguatinga não possuem transmissão em seus canais oficiais. Gama, Brasiliense, Capital, Real Brasília, Formosa e Luziânia dispõem do serviço.
VTR Live Sport desponta como referência na área
Criada há dez anos, a empresa VTR Live Sport foi criada com o intuito de dar visibilidade ao futebol amador. De lá pra cá foram milhares de transmissões de eventos corporativos, mostrando a diversidade de esportes. A reportagem do Distrito do Esporte conversou com Vitor Leitão, CEO da VTR Live Sports, que contou sua experiência. “Eu trabalho com transmissão ao vivo há mais de dez anos e venho me especializando. Na área esportiva eu tenho mais ou menos um ano e meio, dois anos que faço o trabalho e adquirindo experiência nisso”, disse.
O diretor da empresa esmiuçou como funciona a VTR Live Sports. “O nosso foco é trazer transmissão de qualidade para os clubes que não conseguem custear. A gente tenta viabilizar as transmissões de uma maneira que envolva patrocínio e apoios de torcedores, ou seja, a gente faz um grande clube. Assim damos visibilidade ao esporte amador, profissional ou outro esporte como tênis, basquete, atletismo e outros”, explica Vitor Leitão.
No futebol, Vitor Leitão descreveu como é a transmissão das partidas. “Fizemos adaptações para ficar muito parecido com o formato de televisão onde envolve vários câmeras, replays, cortes, inserções de caracteres, estatísticas, enfim, tudo o que pode ser implementado. A gente busca muito o apoio da torcida e apoio de patrocínio. O propósito é esse: fazer com que se torne viável uma transmissão de qualidade para os clubes”, finalizou.
A empresa fechou uma parceria com a Associação Atlética Luziânia e manteve a firmada com a Sociedade Esportiva do Gama. A estreia com a Igrejinha será nesa sexta-feira (07/08) às 16h em amistoso de preparação para o Candangão contra o Goiânia Esporte Clube. A partida será realizada no estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO). Para acompanhar o confronto, que será transmitido através do YouTube, o torcedor precisa clicar neste link.