Na manhã desta sexta-feira (2/8), os brasileiros amantes da bola laranja acordaram com uma grande vitória do Brasil. Às 6h, horário de Brasília, a Seleção Brasileira entrou em quadra para enfrentar o Japão, pela terceira e última rodada da primeira fase. Necessitando da vitória para ainda sonhar com a classificação para a fase seguinte, o Brasil venceu por 102 a 84. Com 34 minutos em quadra, Gui Santos, nascido em Brasília, foi o jogador do quinteto brasileiro que mais permaneceu dentro das quatros linhas.
O Brasil entrou em quadra com -25 de saldo de pontos, precisando de uma vitória em cima dos japoneses. Com a necessidade do triunfo, a Seleção Brasileira começou impondo um ritmo muito bom no primeiro quarto, vencendo por 31 a 20. Os 10 minutos seguintes foram muito mais equilibrados, com o Japão igualando mais a partida. Porém, o Brasil conseguiu manter os 11 pontos de vantagem e a partida foi para o intervalo com o marcador em 55 a 44.
Clique e saiba mais
- SESP Brasília confirma chegada de treinador experiente para a Segundinha
- De Sobradinho para o mundo! Caio Bonfim conquista medalha de prata em Paris
- Sobradinho apresenta elenco e comissão técnica para a Segundinha
A queda na qualidade de jogo dos brasileiros no terceiro quarto dos outros duelos voltou a assustar a seleção em mais uma partida. Os japoneses conseguiram diminuir a vantagem amarela em sete pontos, encerrando os 10 minutos com o placar de 77 a 73. O último quarto foi muito importante para o Brasil, já que o quinteto voltou mais ligado, aproveitou alguns erros do Japão e conseguiu encerrar o confronto com uma bela vitória com 18 pontos de diferença: 102 a 84.
Jogador nascido no Distrito Federal, Gui Santos ficou 34min17s em quadra. O atleta marcou cinco pontos e ajudou ainda com quatro rebotes. O cestinha da partida foi Bruno Caboclo, que converteu 33 pontos e ainda pegou 17 rebotes, anotando um double-double. O Brasil carimbou a classificação para as quartas de final do basquete após a Grécia vencer a Austrália no grupo A. Os gregos derrotaram os australianos por 77 a 71. Com isso, o Brasil é um dos melhores terceiros colocados.