Por Danilo Queiroz
O Brasiliense começou os desafios preparativos para o ano de 2020 com o pé direito. Na manhã deste sábado (14/12), o time amarelo recebeu os mineiros da URT (MG) no estádio Serejão, em Taguatinga, para realizar o primeiro amistoso do período de pré-temporada. Jogando com um time em cada tempo, o Jacaré acabou levando a melhor sobre o Trovão Azul e venceu por 1 a 0.
E não foi apenas no papel que o Brasiliense teve dois times no amistoso. Dentro de campo, o desempenho entre os titulares e reservas também teve diferença. Sem Zé Love, que ainda está se adaptando no retorno ao Brasil, as principais peças do elenco amarelo não conseguiram balanças às redes. O tento da vitória foi marcado no segundo tempo por Manoel, quando o time B amarelo estava em ação.
Jacaré é intenso, mas erros atrapalham
Nos primeiros 45 minutos do jogo, o técnico Mauro Fernandes observou o Brasiliense jogar com Edmar Sucuri; Guilherme, Rafael Donato, Badhuga e Charles; Fernando Pires, Romário e Peninha; Edno, Esquerdinha e Neto Baiano. Apesar de mostrar muita intensidade e movimentação, o Jacaré acabou pecando nos últimos passes, o que impediu que grandes chances fosse criadas.
A melhor delas aconteceu aos nove minutos de jogo, quando o volante Romário acertou um pombo sem asa da intermediária, mas acertou a trave do goleiro Léo. Também demostrando falta de entrosamento devido ao elenco bastante modificado, os mineiros da URT não conseguiram levar grande perigo ao gol de Edmar Sucuri. Assim, a primeira etapa acabou sem nenhum time com vantagem.
Reservas ditam ritmo e garantem a vitória
Na parte final da partida, o técnico Mauro Fernandes modificou totalmente o Jacaré e colocou em campo o time com Fernandes; Carlinhos, Thomás, Bruno Oliveira e Gleissinho; Aldo, Sandy, Fabinho e Julio; Romarinho e Manoel. Mostrando as mesmas características do primeiro tempo, o Brasiliense se sobressaiu frente à URT, ficou bem mais com a bola e empilhou boas chances criadas.
Aos oito, Manoel recebeu passe de Romarinho, limpou a marcação e bateu com muita categoria para abrir o placar. Nas jogadas seguintes, quase o Jacaré aumentou. Primeiro, Manoel tentou de fora da área e parou no goleiro Cris. O arqueiro da URT trabalhou novamente quando a zaga falhou e a bola sobrou para Romarinho. Os mineiros chegaram a acertar uma bola na trave, mas nada que impedisse a vitória amarela.
Jogo da volta em Minas Gerais
No primeiro desafio da pré-temporada, o técnico Mauro Fernandes observou 25 atletas do elenco do Brasiliense. No próximo sábado (21/12), o comandante amarelo terá mais uma oportunidade de testar suas peças. Às 10h, o Jacaré entra em campo novamente contra a URT, mas dessa vez no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG), no último jogo-treino antes do recesso de fim de ano.