19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Com gol de Lucas Paquetá, Brasil vence Peru e está na final da Copa América

Seleção brasileira tem bom início, mas perde gás no segundo tempo. Lucas Paquetá marcou o único gol da partida

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo, direto do Rio de Janeiro

Abrindo as semifinais da Copa América 2021, Brasil e Peru se encontravam pela segunda vez na atual edição da competição. A primeira foi uma goleada brasileira por 4 a 0 em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos. Já a segunda, uma vaga na grande final contra Argentina ou Colômbia. O palco do confronto decisivo desta segunda-feira, 5 de julho, já era conhecido das seleções, o Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, localizado no Rio de Janeiro.

O primeiro tempo foi amplamente dominado pela seleção brasileira. Com diversas chances desperdiçadas, muito devido às grandes defesas de Gallese, o Brasil saiu na frente com Lucas Paquetá após passe de Neymar. Na etapa final, o Peru começou bem e quase chegou ao empate, mas Éderson se saiu bem quando foi exigido. Nos minutos finais, muita correria peruana, mas sem efetividade. O Brasil vence por 1 a 0 e está na final da Copa América. Adversário será Argentina ou Colômbia.

- Continua após a publicidade -

Brasil perde chances claras, mas Paquetá não desperdiça a dele

Com início bem truncado, o primeiro lance de perigo só aconteceu aos sete minutos. Lucas Paquetá dá belo passe para Richarlison, ele limpa o goleiro, mas perde o equilíbrio e rola a bola para trás, Neymar chega chutando, mas erra o gol. Aos 12′, Casemiro soltou a bomba em falta de longa distância, Gallese não segurou e por pouco Éverton não consegue empurrar para dentro do gol. Dois minutos depois, Éverton recebeu de Richarlison na ponta direita, cortou para o meio e chutou, mas Gallese defendeu sem dificuldades.

Aos 17′, dois lances muito perigosos. O primeiro aconteceu com Lucas Paquetá recebendo a bola de Fred e fazendo o pivô para Casemiro soltar a bomba e Gallese espalmar para o lado. Na continuação do lance, Danilo passou para Casemiro, que de letra, achou Lucas Paquetá. O meia cruzou rasteiro e Neymar chutou, obrigando Gallese a fazer o primeiro milagre. No rebote, Richarlison tentou e o arqueiro peruano mais uma vez fez uma defesa incrível.

Com 22′, a seleção peruana lançou a bola na área, a zaga brasileira afasta e no rebote, Tapia finaliza de longe, mas a bola passou pela trave esquerda de Éderson. Aos 24′, Richarlison recebe a bola na linha de fundo, tira de Gallese que saiu para afastar, mas estica demais a bola. O atacante ainda consegue cruzar, a zaga afasta e a bola cai no pé de Éverton, que chuta forte em cima dos zagueiros. Aos 32′, Casemiro lançou Richarlison, que avançou, entrou na área e bateu cruzado, mas Gallese defendeu.

Quando o cronômetro marcava 34 minutos, Neymar recebeu livre e avançou para dentro da área. O camisa 10 da seleção viu Lucas Paquetá livre e rolou para o meia, que não desperdiçou e empurrou para o fundo do gol, abrindo o placar para a seleção canarinho. No último lance do primeiro tempo, Neymar acha Éverton na linha de fundo, o atacante cruza para dentro da área e Renan Lodi consegue o cabeceio, mas a bola vai para fora, decretando o fim da etapa inicial.

Peru tenta o empate, mas para em Éderson

Se na primeira etapa o goleiro Éderson quase não foi acionado, na segunda não demorou a trabalhar. Aos quatro minutos, Lapadula recebeu pelo lado direito de ataque, cortou o zagueiro Thiago Silva e chutou forte, mas o goleiro brasileiro fez boa defesa. Aos 15′, mais um bom ataque peruano. Raziel García cortou para o meio da área e bateu para o gol, mas Éderson consegue outra boa defesa. Aos 25′, Richarlison é lançado em profundidade e é derrubado dentro da área, mas apesar da reclamação dos brasileiros, o árbitro manda o jogo seguir.

Aos 34′, Yotún levanta a bola na área e Callens antecipa Éderson, desviando de cabeça, mas a bola passa raspando a trave do goleiro brasileiro. A seleção brasileira passa a controlar mais a partida, segurando o resultado. Já a seleção peruana, sofrendo revés, busca o ataque com bastante correria, mas não conseguindo finalizar e tampouco assustar o goleiro brasileiro Éderson. No fim, mais uma vitória brasileira sobre os peruanos e vaga na final.

Agora vale título para um e terceiro lugar para outro

Depois de ser derrotado pela seleção brasileira, o Peru será o primeiro a entrar em campo. A partida, que será realizada na próxima sexta-feira, 9 de julho, às 21h (horário de Brasília) no Mané Garrincha, em Brasília (DF), valerá o terceiro lugar da competição. Já o Brasil jogará no dia seguinte, sábado às 21h, na grande final da Copa América. O confronto valendo o troféu da competição será disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Os adversários de Brasil e Peru serão conhecidos na próxima terça-feira (06/07).

BRASIL 1
Éderson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Renan Lodi (Éder Militão); Casemiro, Fred (Fabinho), Lucas Paquetá ⚽; Neymar, Éverton (Éverton Ribeiro) e Richarlison (Vini Jr. 🟨). Técnico: Tite

PERU 0
Gallese; Corzo (Lora), Santamaría, Christian Ramos (Raziel García), Callens, Trauco (Marcos López 🟨); Yotún 🟨, Tapia (Távara), Peña; Cueva (Ormeño) e Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P