O duelo deste sábado (8/6) colocou o CRAC-GO, donos da casa e querendo se manter no G4 do Grupo A5 da Série D do Brasileirão, contra o Real Brasília, lanterna e em busca do primeiro ponto na competição. Desde o início, as equipes se lançaram ao ataque, mas a noite era dos goleiros. Cleriston pelo lado goiano e Pereira representando o clube candango fizeram boa partida, e impediram que o placar fosse inaugurado no estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, Goiás.
Os dois tempos foram parecidos em solo goiano: as duas equipes atacando, mas parando no ótimo aproveitamento de Cleriston e Pereira. Na primeira etapa, o CRAC apresentou mais volume de jogo e posse de bola, enquanto o Real Brasília apostou nos contra-ataques. Na volta do intervalo, os dois clubes foram para cima e novamente, os arqueiros impediram o gol. Com um ponto para cada lado, o CRAC saiu do G4, vaga agora ocupada pelo Mixto-MT com os mesmos dez pontos, mas melhor no saldo: três contra um. Já o Leão do Planalto amarga a lanterna de sua chave na Série D.
Goleiros são destaques da etapa inicial
Donos da casa, o CRAC começou melhor. Logo aos sete minutos, Anderson Potiguar cruzou na área e Anderson Potiguar, de carrinho, conseguiu finalizar, mas pegou na bola e errou o alvo. No minuto seguinte, em contra-ataque, Gabriel Lima saiu de frente com Cleriston, bateu cruzado e o arqueiro goiano fez boa defesa. Com 17′, Jonatha avançou sozinho, driblou o defensor brasiliense e bateu firme, mas em cima do goleiro Pereira que defendeu com tranquilidade.
Aos 24′, Jonatha deu bom passe para Jailson na entrada da área, o meia bateu cruzado e a defesa do Real Brasília afastou o perigo da área. Quatro minutos depois, Janderson arriscou de longe e Pereira defendeu. Com 36′, Jonatha virou o jogo para Chico Bala, o lateral esticou, finalizou muito forte e obrigou Pereira a fazer boa defesa no ângulo. Dois minutos depois, foi a vez de Jeremias chutar de fora da área e Pereira, mais uma vez, fez um milagre.
No contra-ataque, Emanuel recebeu, chutou forte e Cleriston jogou para escanteio. Aos 44, após escanteio cobrado, a bola sobrou para Chico Bala. O lateral chutou firme, mas acertou o sistema defensivo adversário. No rebote, o atleta pegou mal na bola e errou o alvo. Já aos 45′, PH recebeu bom passe, finalizou da entrada da área e obrigou Cleriston a fazer belíssima defesa.
Placar zerado ao fim da partida
Na volta do intervalo, o Real Brasília finalizou primeiro com PH, antes de um minuto completo, com PH, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos sete, Gabriel Lima chutou firme, mas em cima do goleiro Cleriston. No minuto seguinte, Evanderson finalizou de fora da área, mas por cima da meta de Pereira. Com 11′, Bruninho soltou uma bomba de longe e Cleriston, novamente, faz linda defesa. No lance seguinte, PH arriscou de fora da área e a bola tirou tinta do travessão de Cleriston.
Com 12′, Jonatha entrou na área, a bola espirrou, o goleiro tentou defender e na disputa da bola com o Alan Stence, o centroavante recuperou a bola e estufou a rede do Real Brasília. Porém, o gol foi anulado devido a uma falta assinalada pelo árbitro da partida. Aos 14′, Janderson cortou para o meio da área, chutou mascado e Pereira defendeu com tranquilidade. Aos 22′, Bruninho chutou forte de fora da área e Cleriston fez ótima defesa. Oito minutos depois, Jeremias recebeu na área, cortou o defensor e sozinho, perdeu grande oportunidade de abrir o placar.
Aos 39′, Jefferson recebeu na linha de fundo pelo lado direito de ataque, avançou, bateu firme, mas a bola subiu muito. Três minutos depois, Evanderson recebeu na entrada da área, dominou, bateu de chapa e Pereira, no ângulo, fez mais um milagre na partida. No contra-ataque, o Real Brasília tinha dois jogadores contra um, mas na hora do passe, o ataque ficou impedido e o clube perdeu grande oportunidade de inaugurar o marcador. No último, o Leão do Planalto tinha três contra um do CRAC, mas o clube mostrou ansiedade e perdeu a última chance de marcar.
O que vem por aí na Série D
Após o fim do primeiro turno da Série D do Brasileirão, o Real Brasília precisará mudar completamente a chave para sonhar com uma vaga no G4. Hoje, o clube está a nove pontos do quarto colocado, Mixto-MT. Na abertura do returno, o Leão do Planalto enfrentará o CRAC no estádio Defelê, na próxima quarta-feira (12/6), às 15h. Depois, o auri anil duela contra o Anápolis (fora), Mixto-MT (casa), União-MT (casa), Brasiliense (fora), Iporá (fora) e Capital-TO (casa).
CRAC-GO 0
Clersiton; Augusto Potiguar (Tico 🟨) (Wagner Manaus), Ítalo Melo, Éder Lima e Chico Bala; Robson Alemão, Jailson (Janderson 🟨), Jeremias e Jonatha (Jefferson); Evaderson e Anderson Magrão (Alan Stence 🟨).
Técnico: Paulo Massaro
Real Brasília 0
Pereira; Lucas (Davy), Garcia 🟨, Tiago Caveira e Breno Lopes (Pedrinho); Caio Mendes 🟨, Corazza 🟨 (Bruninho), Gabriel Lima e PH 🟨; Juan Alves (Marquinhos) e Emanuel (Tiago André).
Técnico: Kaká