A segunda edição do Volta do Mundo – Bambas (VMB) no Distrito Federal se aproxima com mudança na divisão “Combate”. Alan Nuguette, que enfrentaria Cézar Mutante, sofreu uma contusão, tendo sido retirado do card por falta de tempo hábil para recuperação. Para seu lugar, a organização acionou outro ex-lutador do UFC, Sérgio Moraes. Os atletas duelarão no próximo sábado (12/10), na Arena Hall, em Vicente Pires, e aproveitam os dias antecedentes à luta para publicar suas rotinas de treinamento.
Alan Nuguette precisou ser retirado do card devido a uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, impossibilitando sua recuperação a tempo da disputa, programada para o próximo sábado (12/10). Para o lugar de Nuguette, o VMB convidou Sérgio Moraes, histórico lutador e capoeirista, que aceitou o duelo. “Receber o convite do VMB foi uma grande honra para mim. Sou capoeirista e admiro muito o trabalho que o evento faz pela modalidade. Estou me preparando intensamente para essa revanche e vou dar o meu melhor no dia da luta”, afirmou Moraes.
Segundo a organização do VMB, “a substituição de Nuguette por Moraes reforça a credibilidade e o prestígio do VMB no cenário internacional das lutas”. Ainda conforme o VMB, “o evento, que já é a maior organização de capoeira do mundo, atrai grandes nomes, como Sérgio Moraes, que traz em seu currículo passagens pelo UFC, o maior palco do MMA”. Por fim, completa. “O fato de renomados atletas do UFC aceitarem imediatamente lutar pelo VMB demonstra o respeito e a relevância que a organização construiu ao longo dos anos”.
Reencontro entre Mutante e Moraes
O duelo entre Cézar Mutante e Sérgio Moraes é novidade na capoeira, mas os lutadores já se encontraram no MMA. Mutante e Moraes foram finalistas na chave dos pesos médios noa primeira edição do The Ultimate Fighter (TUF) Brasil, em 2012, com vitória para Cézar Mutante em um combate histórico no UFC 147. À época, Cézar chegou à final após vencer Leonardo “Macarrão” Mafra por finalização e Thiago “Bodão” Perpétuo por nocaute. Já Sérgio derrotou Delson Heleno “Pé de Chumbo” por finalização e sofreu um revés contra Daniel Sarafian, mas chegou à decisão após a saída de Sarafian por contusão.
Agora, os dois se encontrarão em uma roda de capoeira, em confronto válido pela divisão “Combate”. Além do aguardado confronto entre Mutante e Moraes, o público poderá acompanhar outras disputas emocionantes, como a luta pelo cinturão peso-leve entre Lucas “Furacão” e Doiny “Borracha”, além de uma programação social com palestras e oficinas para jovens atletas. O VMB 100k, que distribuirá R$ 100 mil em prêmios, será realizado entre os dias 11 e 14 de outubro no Arena Hall, em Brasília.
Atletas mostram preparação
Próximo do evento, os atletas da divisão “Combate” mostram suas rotinas de treinamentos nas redes sociais. Último nome confirmado no VMB, Serginho Moraes publicou uma foto com Paulinho Baraúna e agradeceu o amigo. “Todo mundo tem aquele irmão que independente do tempo que não se vê, quando precisa, ele sempre estará lá. Obrigado, irmão”, postou.
Já Cézar Mutante resolveu publicar a evolução nos dois últimos meses. Veja a postagem na íntegra:
“Uma coisa que aprendi com meu irmão e mentor no MMA Vitor Belfort é focar no que está ao nosso alcance. Nos últimos dois meses, tem sido incrível reviver essa rotina de acordar às 5h, treinar, pesar a própria comida e seguir a dieta da forma mais precisa possível. Entre o trabalho, aulas particulares que às vezes somam 10 horas por dia, ainda encontro energia à noite para treinar e me preparar para uma luta. Já passei por isso mais de 30 vezes durante minha carreira no MMA, mas desta vez, toda essa preparação é para uma luta de capoeira, o esporte no qual comecei. Não poderia estar mais feliz. Quero parabenizar o VMB pelo excelente trabalho em promover competições de capoeira, que estão motivando academias ao redor do mundo a prepararem seus atletas para torneios. A capoeira está vivendo um novo momento.
No dia 12, farei minha estreia profissional na capoeira, um esporte que pratico desde os meus 6 anos de idade. Vamos com tudo!”
Programação do VMB 100k
Sexta (11/10)
18h Credenciamento categoria Amador
18h Credenciamento categorias Infantil e Juvenil
19h Inicio Seletivas categoria amador
Sábado (12/10)
07h às 07h45 – Credenciamento categorias Infantil e Juvenil Masculino (200)
08h – Seletivas Infanto-Juvenis Masculino (200)
10h – Credenciamento categorias Infantil e Juvenil Feminino
13h – Seletivas Infanto-Juvenis Feminino
18h às 23h – Card principal:
Divisão Elite – Luta casada feminina – Elainy Malvada vs Joyce Boneca
Divisão Elite – Luta casada feminina – Pâmella Dandara vs Nátally Taturana
Divisão Elite – Luta casada master – Edson Burca vs Tyson Travassos
Divisão Elite – Luta casada masculina peso-médio – Edilson Tubarão vs Ed Brazil
Divisão Elite – Luta casada masculina peso-médio – Mauricio Raposa vs Ulises Sapo
Divisão Elite – Luta casada masculina peso-médio – Glaucio Flash vs Wandré Caputino
Divisão Elite – Disputa de cinturão masculino peso-leve – Lucas Furacão vs Doiny Borracha
Divisão Combate – Disputa de cinturão masculino – Cezar Mutante vs Serginho Moraes
Domingo (13/10)
10h Chegada do público
10h30 – Mestre Kall e Mestre Pequeno – Capoeira de Brasília e sua História
11h30 – Mestra Michellinha , Olodum e Mestre Kall – Musicalidade, Corpo, Movimento e Roda de Capoeira
12h30 – Almoço
14h – Erick Maia – Capoeira em Alto Rendimento / Pingo e Gaguinho – Capoeira como ferramenta de inclusão no Mercado de Trabalho
15h – Gaguinho e Mestre Ralil – Maculelê e a importância da Musicalidade na Capoeira
16h – Seção – Comer Bem, para treinar Bem
17h – Encerramento
Segunda (14/10)
Seletiva amadora valendo uma vaga para o próximo palco VMB
19h início
21h término