Por Lucas Bolzan
Se despedindo da Copa América, o estádio Mané Garrincha recebeu, na noite desta sexta-feira (09), a decisão do terceiro lugar. Colômbia e Peru fizeram um duelo movimentado e animado. Após sair atrás do placar, os colombianos conseguiram a virada, tomaram o empate, mas Luís Diaz, no apagar das luzes, marcou um golaço e garantiu o terceiro lugar para a Colômbia.
O jogo
Buscando o ataque com mais intensidade, a Colômbia começou a partida bem. Mesmo com a maior posse de bola, os colombianos não ameaçaram com jogadas perigosas de ataque. O Peru, mais retrancado, buscava os contra ataques e quase abriu o placar aos 28 minutos com Murillo.
Empolgado e na busca do primeiro gol, a seleção peruana pressionou nos dez minutos finais do primeiro tempo e conseguiu abrir o placar. Na primeira oportunidade, Peña fez jogada individual, driblou o goleiro mas mandou a bola para fora. Logo em seguida, o próprio Peña se redimiu, aplicando um chapéu em Cuellar, mandando para Cueva, que tocou para Yotun. O volante deu um toque sutil por cima do goleiro e colocou o Peru em vantagem no intervalo.
Na volta para o segundo tempo, a Colômbia já chegou dando seu cartão de visita. Aos três minutos, Cuadrado, em cobrança de falta, empatou a partida. Com a maior posse de bola novamente, a pressão resultou na virada com Luís Diaz, que recebeu um belo passe do goleiro Vargas, ganhou da marcação e finalizou com categoria.
O tempo ia passando, e o Peru conseguiu o empate na reta final da partida. Após cobrança de escanteio, o atacante foi oportunista e de cabeça fez seu terceiro gol na Copa América, igualando o marcador.
Quando tudo se encaminhava para a disputa por pênaltis, Luís Diaz mais uma vez mostrou que estava em campo para decidir. O jogador, aos 48 do segundo tempo, recebeu a bola na intermediária, passou da marcação e soltou um lindo chute no ângulo, fechando o placar no Mané Garrincha e dando o terceiro lugar para a Colômbia.
Foco: Eliminatórias
Com o fim da Copa América, a Colômbia, que fez uma campanha de razoável para boa, só jogará em setembro apenas, contra a Bolívia. Já o Peru, que fez uma campanha satisfatória na competição continental, também só jogará em setembro, contra o Uruguai, em casa.
COLÔMBIA 3
Vargas; Medina, Mina (Sánchez), Murillo 🟨 e Tesillo; Barrios 🟨 (Muriel), Cuéllar (Borre), Cuadrado ⚽ e Diaz ⚽⚽; Cardona 🟨 (Chará) e Zapata (Borja). Técnico: Reinaldo Rueda
PERU 2
Gallese; Corzo (Lora), Santamaría, Callens e López; Tapia (Cartagena), Yotún ⚽, Peña (Ormeño), Carrillo 🟨 e Cueva 🟨 (Garcia); Lapadula ⚽. Técnico: Ricardo Gareca