O Comitê Olímpico do Brasil (COB) esteve novamente em Brasília na última quinta-feira (15/5) para dar continuidade ao planejamento estratégico dos Jogos da Juventude 2025. A capital federal, escolhida como sede do evento, recebeu uma comitiva da entidade esportiva para uma série de reuniões e vistorias técnicas ao lado de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF).
A agenda incluiu encontros com a Secretaria de Esporte e Lazer do DF, onde a diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna, e o gerente dos Jogos da Juventude, Daniel Santiago, discutiram detalhes da organização com o secretário Renato Junqueira, o subsecretário de Projetos e Eventos de Modalidades Esportivas, Carlos Pontes, e o secretário executivo, Mateus Bahia.
Durante a reunião, Junqueira ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento do esporte no país. “O COB tem nos dado muita alegria e precisamos fortalecer cada vez mais os nossos atletas. A gente sabe que as principais competições são os Jogos Olímpicos e os Mundiais, mas existe um caminho até lá, e grande parte desses atletas passa pelos Jogos da Juventude. Por isso, para nós é motivo de grande orgulho sediar esse evento e fazer parte dessa história”, afirmou o secretário.
Com expectativa de reunir mais de 6 mil participantes, os Jogos da Juventude terão como um dos principais palcos o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O espaço funcionará como centro de convivência e base operacional do evento. A comitiva do COB retornou ao local para novas avaliações, além de visitar outros candidatos com possibilidade de receber a cerimônia de abertura.
A visita técnica envolveu, ainda, profissionais de diversas áreas do COB, responsáveis por análises de logística, transporte, ambientação e demais exigências previstas no Caderno de Encargos da competição. Daniel Santiago destacou os avanços. “Pudemos observar uma evolução bem significativa em relação à visita anterior. (em fevereiro). O Comitê Organizador Local já está sendo estruturado, o que é fundamental para que tenhamos uma rotina de trabalho mais frequente e eficiente. Isso nos dá confiança de que estamos caminhando bem rumo a mais uma edição histórica dos Jogos da Juventude”, avaliou.