Por Luís Moreira e Wevertton Rodrigues
A primeira fase da Copa do Brasil está definida para os representantes do Distrito Federal. Na tarde desta sexta-feira (7/2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Na cerimônia, foram definidos os primeiros adversários de Ceilândia e Capital na competição. Dentro de casa, os ceilandenses irão enfrentar o Coritiba. Também como mandante, o Tricolor enfrentará a Portuguesa-RJ. Os duelos estão previstos para acontecer em 19 ou 26 de fevereiro.
Veterano na Copa do Brasil com oito participações, o Ceilândia teve o adversário definido em uma das primeiras bolinhas sorteadas. O Coritiba-PR, atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, virá até o Distrito Federal para enfrentar o Alvinegro Ceilandense na primeira fase. O Gato Preto vem em busca de repetir a boa campanha realizada na edição de 2023, quando foi eliminado na terceira fase pelo Botafogo-RJ. Nas partidas anteriores, a equipe candanga despachou o Londrina-PR e o Avaí-SC.
Vice-campeão do Campeonato Candango em 2024, o Capital tem uma perspectiva diferente dos ceilandenses. Esta será a estreia do Tricolor em competições nacionais. O primeiro adversário nesta nova etapa será a Portuguesa-RJ. Além do estadual e da própria Copa do Brasil, os cariocas também estarão presentes na Série D do Brasileirão. A equipe do DF também tem a vantagem de jogar em casa. Quem avançar para a segunda fase, conforme o regulamento, também será mandante na partida seguinte.
Clique e leia mais:
- Caiu: Paulinho Kobayashi não resiste à sequência negativa e deixa o Capital
- Brasiliense vence o Capital nos pênaltis e avança de fase na Copa Verde
- Brasiliense vence o Ceilândia no Abadião e segue na liderança do Candangão
Para a definição do sorteio, os clubes presentes foram divididos em oito potes de acordo com as respectivas posições do ranking de times da CBF. Os dez melhores ranqueadas ficaram no Pote 1. Os da 11° à 20° melhor colocação, estiveram alocadas no Pote 2 e assim por diante. O regulamento deste ano sofreu uma importante alteração: agora, o empate na primeira fase não fornece a classificação para a equipe melhor posicionada no ranking. Desta forma, caso fique tudo igual na etapa regulamentar, o classificado será definido nos pênaltis.
De acordo com o desempenho em 2024, clubes como São Paulo, Cruzeiro-MG, Palmeiras, Botafogo-RJ, Flamengo, Corinthians, Fortaleza-CE, Internacional-RS e Bahia entrarão na Copa do Brasil apenas na terceira fase. Além dos nove citados, o Santos-SP, campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e o Paysandu-PA, da Copa Verde, também irão entrar no meio da competição.