A Copa Verde 2022, competição disputada pelas equipes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo, segue uma incógnita para os dirigentes de futebol dos respectivos clubes. Além dos estaduais, das divisões nacionais, da Copa do Brasil e das Copas estaduais em alguns casos, o calendário esportivo está mais restrito ainda, pois, dia 21 de novembro, começa a Copa do Mundo do Qatar.
O encurtamento do calendário seria um argumento perfeito para a definição da Copa Verde, no entanto, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), não se pronunciou sobre datas, nem mesmo o regulamento do torneio. Procurados pela equipe do Distrito do Esporte, o presidente do Ceilândia, Ari de Almeida e o assessor do Brasiliense, André Gomes, deixaram claro que não receberam nenhuma notícia ou posicionamento da entidade máxima do futebol nacional.
Leia também
— Minas Brasília e Legião entram em campo no próximo final de semana
— Veja a classificação da 11ª rodada da Série D do Brasileirão 2022
— Karen, goleira do Minas Brasília, fala sobre o orgulho de ser LGBTQIA+
— Série D: Hernane marca dois e garante a vitória do Brasiliense
Em entrevista cedida ao portal O Liberal, do Pará, em 9 de junho, o presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, fez a seguinte declaração “A Copa Verde está em fase de formatação. A previsão para ocorrer é no segundo semestre, mas solicitamos a possibilidade de que seja disputada antes do quadrangular da Série C”. De la para cá, nada mais foi ventilado.
Edições anteriores da Copa Verde
A edição de 2022 contará com 24 equipes. Caso o regulamento seja mantido, os oito primeiros times no ranking da CBF entram nas oitavas de final. Na primeira fase, as outras 16 equipes realizam um único jogo. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis. Nas oitavas, a tônica é mantida e a partir das quartas de final, os confrontos são de ida e volta. Devido à sua colocação no ranking nacional, o Brasiliense entrará na segunda fase, diferente do Ceilândia, que conhecerá o seu adversário da primeira jornada através de sorteio.
Essa será a nona edição da Copa Verde e dois clubes candangos já levantaram a taça. O primeiro campeão foi o Brasília, em 2015. Além do título, o Colorado disputou a Copa Sul-americana do ano seguinte. O Jacaré ergueu o troféu em 2020. O campeão da Copa Verde 2022 garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil e embolsa ao menos R$1,9 milhões, considerando o valor pago para os clubes que ingressaram nesta fase da CB em 2021.