Entrou na história! Na noite desta quinta-feira (22/5), o Capital recebeu o Botafogo no Estádio Nacional Mané Garrincha. A partida foi válida pela terceira fase da Copa do Brasil. O único representante sobrevivente do DF na competição, o Tricolor Candango venceu por 1 a 0, com um golaço marcado por Rodriguinho. A vitória sobre o atual campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro não eliminou o adversário, porém, fez o Coruja entrar para a história.
Pela terceira vez nos anais do futebol, um clube sediado no Distrito Federal venceu o atual campeão da Copa Libertadores da América. Na temporada passada, o Botafogo conquistou pela primeira vez a principal competição Sul-americana. O Glorioso entrou na segunda fase do certame, duas antes da fase de grupos. Situado no Grupo D, o time do Rio de Janeiro passou na segunda colocação, com 10 pontos conquistados e atrás do Junior Barranquilla, da Colômbia.
Nas oitavas de final, o Botafogo despachou o Palmeiras e em seguida o São Paulo. Na semifinal, o Alvinegro venceu o Peñarol e enfrentou o Atlético Mineiro na grande final. O Glorioso venceu por 3 a 1 e levantou a taça. Menos de um ano depois, o Capital recebeu o adversário pela Copa do Brasil. No jogo de ida, o Botafogo goleou o representante do Distrito Federal por 4 a 0. Na volta, nesta quinta-feira (22/5), Rodriguinho foi o autor do tento da vitória do Coruja.
Clique e saiba mais
- Vitória contra o Botafogo é a primeira do Capital diante de time da Série A
- Até 2026! Capital surpreende, bate Botafogo, mas dá adeus à Copa do Brasil
- Estádio Serra do Lago sofre com problemas causados por falta de manutenção
A primeira vez que um time do DF venceu o atual campeão da Libertadores foi há 23 anos. Em agosto de 1999, o Gama visitou o Palmeiras no Estádio Parque Antártica. O Alviverde de São Paulo havia sido campeão da Libertadores em junho, quando derrotou o Deportivo Cali, nos pênaltis, em junho daquele mesmo ano. Os colombianos venceram a primeira partida por 1 a 0, e o Palmeiras devolveu o triunfo, só que por 2 a 1. Nas penalidades máximas, o clube brasileiro triunfou por 4 a 3.
Palmeiras e Gama se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro de 1999. Sem maiores chances durante os 45 minutos iniciais, o Periquito foi às redes na segunda etapa. Aos 17 minutos, Romualdo cruzou na área e Sorato desviou de cabeça, sem chances para Marcos. O Gama teve a chance de ampliar aos 24 minutos, mas a pelota explodiu na trave. Nos acréscimos, Romualdo fez o segundo do time candango, dando a vitória aos visitantes.
A segunda vez que isso aconteceu com um clube do DF foi em 2005. O São Paulo levantou a taça da maior competição Sul-americana em julho daquela temporada. Em outubro, o Brasiliense foi até o Estádio Morumbi, em jogo válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Lutando contra a degola, o Jacaré conseguiu uma vitória super importante longe de seus domínios: 2 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Cicinho e Igor (duas vezes).