Por Danilo Queiroz
Representantes do futebol do Distrito Federal na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Gama e Real Brasília já fizeram história na edição 2020 do torneio. Depois dos três jogos da primeira fase, o alviverde e o Leão do Planalto conseguir desbancar os adversários dos grupos 14 e 21 e alcançaram a classificação para a segunda etapa da principal competição de futebol de base do futebol brasileiro.
Essa é a primeira vez que todos os representantes do futebol candango irão chegar juntos na segunda fase da Copinha. Mandando dois times para a competição desde a temporada 2008 (2009 foi a única exceção no período), o Distrito Federal nunca havia conseguido alcançar tal feito. Na série histórica, quando um time local seguia adiante, o segundo sempre ficou pelo caminho.
- Real Brasília vira sobre o Juventus-SP e garante vaga
- Gama goleia e enfrenta stand-by para comemorar classificação
Jogando a Copinha pela terceira vez, o Real Brasília já repetiu o feito de 2017, quando conseguiu passar da primeira fase da competição e acabou sendo eliminado na etapa seguinte pelo Audax-SP. Buscando garantir a melhor participação de sua história no torneio, o Leão do Planalto terá pela frente a Chapecoense-SC, que se classificou em primeiro lugar no grupo 22.
Para o Gama, a campanha de 2019 na Copinha já é a melhor de todos os tempos. Nas outras 11 vezes que teve a oportunidade de disputar a competição, o alviverde candango sempre foi assombrado pelo fantasma da primeira fase e nunca havia conseguido chegar ao mata-mata da Copinha. Estreante na etapa eliminatória, o alviverde terá pela frente o Tupi, que ficou em primeiro no grupo 13.
Agora, as duas equipes do Distrito Federal precisam aguardar um posicionamento da Federação de Futebol Paulista (FPF), entidade responsável pela organização da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sobre as datas e locais das partidas da segunda fase. A tendência é que a FPF atualize a tabela da competição de base na sexta-feira (10/1), data em que todos os classificados serão conhecidos.