29.5 C
Brasília
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Clássico verde-amarelo completa 24 anos; quem tem o melhor retrospecto?

Primeiro clássico entre Brasiliense e Gama aconteceu em 18 de fevereiro de 2001, com vitória para o Jacaré; equipes se reencontram neste domingo (23/2), às 16h

- Continua após a publicidade -

Estádio Mané Garrincha, 18 de fevereiro de 2001. Brasiliense e Gama, segunda rodada do Campeonato Candango daquele ano. Os quase mil e quinhentos torcedores presentes na maior arena do Distrito Federal talvez não imaginassem que aquela partida seria a primeira da maior rivalidade já vista na capital do Brasil. Nesta terça-feira (18/2), completam-se 24 anos de um clássico verde-amarelo recheado de histórias, duelos memoráveis, títulos, confusões e polêmicas. E em breve, neste domingo (23/2), o Jacaré recebe os gamenses para o 74ª confronto entre as equipes.

Todo o cenário do futebol candango era diferente no primeiro clássico verde-amarelo. O Gama era soberano na capital federal e era tetracampeão consecutivo do Candangão, além de estar na Série A do Campeonato Brasileiro. Um cenário, até ali, inimaginável para o lado amarelo. O Jacaré havia sido fundado um ano antes, e logo na temporada de estreia venceu a Segunda Divisão do Campeonato Candango. Assim, ascendeu rapidamente à primeira divisão local. A partida diante do Alviverde era apenas a segunda do Brasiliense na elite do DF.

Mesmo com o claro favoritismo para o Alviverde, os caçulas surpreenderam diante dos 1.485 torcedores presentes no antigo Mané Garrincha, local onde o Brasiliense mandava as partidas. Com gols de Alan, Weldon e Rodrigo Jaú, o Jacaré chegou a abrir três gols de vantagem, mas o Gama descontou com Carlos Alberto, já na reta final. Ainda naquela partida, quatro jogadores foram expulsos: Sidnei foi o único da equipe amarela, acompanhado dos gamenses Zé Carlos, Rodriguinho e Maninho.

- Continua após a publicidade -

Clique e leia mais: 

Dois meses depois, o segundo embate e mais uma vitória amarela. Em pleno Estádio Bezerrão, o Brasiliense construiu mais uma vitória, desta vez, por 2 a 0. Os dois triunfos do Jacaré não foram avistados no fim daquele Candangão. Na grande decisão, os rivais voltaram a se encontrar em jogos de ida e volta. Na primeira partida, o Gama venceu por 3 a 2. No duelo decisivo, sob o olhar de mais de 34 mil torcedores (maior público da história do clássico até hoje) no Estádio Serejão, os gamenses conquistaram o penta consecutivo com a vitória por 2 a 1; Alessandro Bocão e Rodrigão marcaram para o Alviverde e Iranildo marcou para os vice-campeões.

Clássico
Gamenses comemoram pentacampeonato conquistado em 2001. Foto: Arquivo

Retrospecto geral: quem mais venceu o rival?

Nestes 24 anos de história, as equipes se enfrentaram em 74 partidas. No retrospecto geral, o Brasiliense leva a melhor: são 28 vitórias contra o maior rival, com 97 gols marcados. A maior goleada aplicada pelo Jacaré foi um 4 a 0 em 2009, placar repetido em  2021 e 2022. Pelo lado do Gama, são quatro triunfos a menos, 24. Os gamenses balançaram as redes amarelas em 76 oportunidades. O placar mais elástico do Alviverde foi um 4 a 1, aplicado em 2003. Em outros 22 jogos, a partida terminou empatada.

Iranildo e Marcelinho Carioca comemoram vitória sobre o Gama, em 2005. Foto: Arquivo

Além dos confrontos “convencionais”, Gama e Brasiliense se enfrentaram em finais sete vezes. A primeira, citada anteriormente, foi vencida pelos gamenses, em 2001. O Alviverde também levou a melhor dois anos depois, em 2003. Dali, o Jacaré venceu as três seguintes: 2004 (o primeiro título candango da história do clube), 2006 e 2011. Depois de oito anos da última decisão verde-amarela, os rivais voltaram a se encontrar em 2019 e 2020. Nas duas oportunidades, o Alviverde levou a taça para casa.

Confronto 74

Neste domingo (23/2), o clássico verde-amarelo acontece pela 74ª vez na história. Às 16h, o Brasiliense recebe o Gama no Estádio Serejão, pela oitava rodada do Campeonato Candango, em um duelo direto na parte de cima da tabela. Ambos estão empatados com 16 pontos, mas a equipe amarela está a frente, na segunda colocação, enquanto os gamenses estão na terceira.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE