A dois dias de ter bola rolando, a Segunda Divisão do Campeonato Canango sofreu uma baixa inesperada entre os participantes. Na tarde desta quinta-feira (28/7), o CFZ informou à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) que desistiu de disputar a competição de acesso. De acordo com a entidade, o clube enviou um comunicado oficializando que não jogará a temporada 2022 da competição.
Com isso, a Segundinha do Candangão 2022 terá 13 times em campo e não os 14 previstos inicialmente. Apesar de ter confirmado a participação no prazo estipulado pela FFDF, os dirigentes do CFZ não estiveram presentes na reunião do Conselho Arbitral do torneio, em 8 de junho. Na ocasião, apenas o clube campeão do Distrito Federal em 2002 e o Cruzeiro se ausentaram no encontro de escolha de detalhes do regulamento.
Neste ano, o CFZ estava alocado no grupo B da Segunda Divisão ao lado de Grêmio Brazlândia, Legião, Sobradinho, Botafogo-DF, Real Brasília e Samambaia. Procurada pela reportagem do Distrito do Esporte, a assessoria da FFDF explicou o rumo da chave com a ausência de um dos times previstos. De acordo com a entidade, o Galinho de Brasília perderá os seis jogos da primeira fase por W.O..
Possíveis punições
A desistência de última hora do CFZ da Segunda Divisão do Campeonato Candango pode acarretar problemas para o clube nas próximas temporadas. De acordo com o regulamento da competição local, a agremiação que deixar a disputa após a entrega do Termo de Compromisso ou após a divulgação da tabela está passível de sanções financeiras e esportivas por parte da FFDF.
O Parágrafo 2 do Artigo 43ª do regulamento da Segundinha detalha as punições previstas nessas situações. Esportivamente, o CFZ pode receber um gancho de até duas temporadas da competição local. Além disso, a desistência de última hora deve pesar no bolso do Galinho de Brasília. A multa administrativa prevista em casos de desistência pode chegar em até R$ 3 mil.