A noite de basquete no Distrito Federal foi, mais uma vez, muito movimentada. Nesta sexta-feira (19/11), além da vitória do Brasília sobre o Mogi Mirim, o Cerrado entrou em quadra para enfrentar a equipe do Pato Basquete pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time verde chegou a ter boa chance de ganhar a partida, mas, na prorrogação, acabou levando uma virada do adversário paranaense, que venceu por 86 a 85.
O equilíbrio durante os quatro quartos regulamentares de partida no Ginásio da Asceb, na 904 sul, explica, e muito, a necessidade de mais uma prorrogação na temporada do Cerrado. Somente na temporada 2021/2022 do NBB, o time candango jogou o overtime quatro vezes (as outras foram nas vitórias contra São Paulo e União Corinthians, e na derrota contra o Bauru).

Cerrado larga na frente
Na parcial inicial de jogo, o Pato Basquete conseguiu abrir apenas um ponto de vantagem sobre o Cerrado. Apesar de perseguir de perto o time paranaense no marcador, o clube da capital federal não chegou a sentir o gosto de liderar a partida diante de sua torcida nos primeiros dez minutos de partida. A desvantagem, entretanto, não chegou a ser de mais do que seis pontos.
Mais incisivo, o time da casa teve um momento mais favorável no segundo quarto. O Cerrado não demorou muito para tomar a frente do placar. No início dessa vantagem, o Pato Basquete se manteve perto, tentando impedir que os donos da casa disparassem com o apoio da torcida. Mesmo assim, os candangos conseguiram descer para frente com três pontos na dianteira: 43 a 40.

Pato Basquete leva no overtime
Após o descanso de meio de partida, o Cerrado Basquete voltou para a quadra da Asceb em um ritmo mais lento do que os adversários paranaenses. Com uma boa sequência de cestas convertidas, o Pato conseguiu ter a maior vantagem do confronto: dez pontos em um 57 a 47. Na reta final, o time candango conseguiu se reencontrar e foi diminuindo a desvantagem para uma bola de três.
Com isso, o último quarto começou aberto. O Cerrado seguiu com um ímpeto mais agressivo e passou a figurar, outra vez, na frente do marcador. Em crescente na partida, o time verde do Distrito Federal chegou a ter uma vantagem de cinco pontos com menos de um minuto para o cronômetro estourar. Os paranaenses, porém, não desistiram e forçaram a prorrogação com um 75 a 75.
O bom momento fez o Pato Basquete começar melhor o overtime no ginásio da Asceb. Assim, os visitantes se mostraram incômodos e conseguiram abrir uma vantagem, de certa forma, confortável no placar. O Cerrado seguiu lutando com bastante disposição e se manteve vivo até os segundos finais. Mas um ponto foi suficiente para dar a vitória aos adversários do Paraná: 86 a 85.