20.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Ceilândia x Caxias: árbitro de vídeo da decisão no Abadião é gaúcho

Natural de Porto Alegre, mas filiado a Minas Gerais desde 2021, Vinicius Gomes do Amaral, 36 anos, será o responsável por operar a tecnologia na decisão pela vaga às quartas de final da Série D

- Continua após a publicidade -

A partida Ceilândia x Caxias, neste sábado (19/8), às 15h30, tem muitos ingredientes. Porém, uma curiosidade fora das quatro linhas chama a atenção para o jogo de volta das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro no Estádio Abadião. O responsável pela operação dos recursos de vídeo da decisão é gaúcho. 

Vinicius Gomes do Amaral, 36 anos, é natural de Porto Alegre. Professor de educação física, ele é filiado à Federação Mineira de Futebol (FMF) desde 2021. Antes, prestava serviços na Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A falta de ligação atual dele com a entidade do Rio Grande do Sul abriu caminho para a escalação em Ceilândia x Caxias. 

Embora esteja inscrito como árbitro de Minas Gerais, Vinicius Amaral esteve recentemente em mediações do Campeonato Gaúcho. Inclusive, esteve diretamente envolvido em duas partidas do Caixas: derrota por 2 x 1 para o Grêmio e goleada por 4 x 0 sobre o São Luiz.

- Continua após a publicidade -

Aliás, o tropeço contra o Grêmio causou bastante polêmica nos bastidores do Caxias. Gerente de futebol do clube, Ademir Bertoglio não poupou críticas a Vinicius Amaral após o revés ao alegar inexperiência do juiz e do VAR. “Árbitro ridículo. Federação fez um teste na semifinal. É duro ouvir antes do jogo, pessoas que estavam montando o VAR falar para o funcionário do Caxias que eles vieram para garantir o resultado do Grêmio. Se é verdade ou mentira, falaram. O resultado passou pela arbitragem”, esbravejou à Gaúcha ZH.

Essa será a segunda partida de Vinicius Amaral na Série D. Em 22 de julho, ele apitou Tocantinópolis 1 X 1 Parnahyba, pela última rodada do Grupo A2. Em 2023, o gaúcho esteve em outras 17 partidas. Oito pela primeira divisão — sete como segundo assistente do VAR e uma como quatro árbitro —, duas pela segundona, cinco pela Série C — todas como juiz central —, uma Copa do Brasil e outra pela Brasileirão sub-20. 

A presença de Vinicius Amaral na cabine do VAR em Ceilândia x Caxias é fruto da antecipação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nas últimas edições, o recurso de vídeo era utilizado a partir das quartas de final, fase que define os promovidos à Série C. No jogo de ida, na Serra Gaúcha, o responsável pela tecnologia foi o tocantinense Alisson Sidnei Furtado

Neste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o árbitro de vídeo para as oitavas de final da Série D. Nos anos anteriores o recurso era utilizado somente a partir das quartas, que é o mata-mata que vale o acesso à Série C.

Além Vinicius Amaral, a equipe de arbitragem para o duelo entre candangos e gaúcho contará com o trio baiano formado pelo árbitro Emerson Andrade e pelos assistentes Edevan Pereira e Daniella Pinto.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P