A vitória foi por um placar magro, mas valeu muito para o Ceilândia na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (18/6), o Gato Preto entrou em campo em jogo válido pela nona rodada do grupo A5 da competição e bateu o Anápolis, por 1 a 0, no Estádio Jonas Duarte. Os três pontos conquistados como visitante foram suficientes para o alvinegro retomar a liderança da chave.
O resultado do Ceilândia diante do Anápolis é gigante por outros motivos. O Gato Preto encerrou uma ingrata sequência de quatro empates consecutivos, mas virou o único time invicto do grupo A5 da Série D. Somente Retrô, Ferroviário e Patrocinenses ainda não perderam nenhuma partida na competição nacional. O Galo goiano tinha 100% de aproveitamento no Jonas Duarte.
Gol importante
Em campo, o Ceilândia não fez uma partida de grande poder ofensivo, mas era mais organizado quando comparado ao Anápolis e demonstrou mais consciência no momento de construir as jogadas. No sistema defensivo, o Gato Preto também se portava bem e complicava as tentativas de investida do Galo. O equilíbrio dava o tom do confronto entre dois candidatos à liderança.
Na jogada do gol, o Gato Preto contou com uma jogada muito bem tramada e executada com louvor na troca de passes. Coube a Romarinho, o artilheiro do time na Série D do Brasileirão, o papel de artilheiro. O camisa 20 fez cruzamento rasante atravessar toda a grande área do Anápolis e encontrar Iago, livre, para apenas escorar para as redes do goleiro Wellerson, aos 30 minutos.
Postura madura
Na etapa final, o Anápolis voltou para o gramado do Estádio Jonas Duarte um pouco mais organizado e disposto a protagonizar uma virada em casa diante do Ceilândia. Entretanto, o Galo tropeçou na própria ineficiência ofensiva e praticamente não deu trabalho efetivo para o goleiro Matheus Silva, autor de poucas defesas de grande grau de dificuldade durante os 90 minutos.
Com a vantagem, o Ceilândia ativou o modo de defesa e mostrou maturidade ao entender a importância de cada ponto conquistado na Série D do Brasileirão, principalmente em partidas fora de casa. Bem postado defensivamente, o time não se arriscou, ainda mais quando perdeu Euller, expulso. Postura suficiente para garantir a retomada da liderança do grupo A5 da Serie D.