Ao cair da noite de quarta-feira (12) e após ter sido derrotado por 5 a 0 para o Brasiliense, em partida atrasada da terceira rodada do Campeonato Candango de 2020, o Ceilândia Esporte Clube veio a público fazer reclamação através de nota oficial. O foco foi a arbitragem do Distrito Federal e as citações são referentes à três partidas ocorridas na atual temporada do Candangão.
Com oito tópicos, a nota oficial reconhece o favoritismo do Brasiliense e a desastrosa participação do clube no distrital. O clube ainda cita o histórico positivo na competição onde chegou por quatro vezes na final – 2010 (campeão contra o Brasiliense), 2012 (campeão contra o Luziânia), 2016 (vice-campeão para o Luziânia) e 2017 (vice-campeão para o Brasiliense) – e duas vezes como semifinalista em 2013 (terminando em terceiro lugar) e 2018 (foi eliminado para o campeão Sobradinho e terminou em terceiro lugar).
Veja a nota na íntegra:
O Ceilândia Esporte Clube vem a público repudiar a atuação do trio de arbitragem na partida válida pelo Candangão 2020, envolvendo as equipes de Brasiliense FC x Ceilândia EC em 12/02/2020 às 15:30 no Estádio Serejão, em Taguatinga.
1- Reconhecemos o favoritismo da equipe do Brasiliense na partida de hoje e também como uma das favoritas para conquista do Candangão 2020.
2- Reconhecemos que durante toda a partida o Brasiliense FC fez por onde ser o vencedor do confronto pelos seus méritos próprios.
3- Todavia, deixar claro a interferência da equipe de arbitragem nos gols de número um e número quatro do Brasiliense.
4- Somos conhecedores que existe outro campeonato para o Ceilândia, bem diferente de algumas equipes que se estruturam como verdadeiras equipes de futebol profissional.
5- Em quatro partidas em que o Ceilândia participou, três partidas tiveram seu resultado final com totalmente influência da arbitragem, são eles :
1- Unaí 2 x 0 Ceilândia
2- Ceilândia 0 x 2 Real
3- Brasiliense 5 x 0 Ceilândia
6- O Ceilândia EC, até então tem sido aliado de um processo de estruturação, em busca de uma melhor arbitragem para o Distrito Federal, porém esse processo não pode ser somente por parte do Ceilândia EC.
7- Do ano de 2010 até o ano de 2018, o Ceilândia EC foi finalista de quatro competições e em mais duas, foi semifinalista. A partida de hoje envolvia equipes que se rivalizaram nos últimos anos, não pode ser analisado o momento atual, mas o contexto histórico do confronto.
8- Por fim pedimos respeito à nossa história, o respeito deve ser mútuo, não aceitamos ser jogado no limbo, somos uma das equipes de maiores tradições do DF, de tradições no Centro Oeste e reconhecimento nacional.
Ceilândia não desiste
Ceilândia-DF, 12/2/2020.