Noite mágica para os santistas! Na noite desta quinta-feira (23/2), o Ceilândia recebeu o Santos pela primeira fase da Copa do Brasil 2023. Jogando com a vantagem do empate e a torcida na arquibancada, o grupo comandado por Odair Hellmann pressionou bem e garantiu a vitória por 1 x 0. O Ceilândia sofreu com as tentativas, mas respondeu. Mesmo assim, não conseguiu impedir o gol adversário na etapa final.
Com a torcida enchendo as arquibancadas, o primeiro tempo começou com pressão total do Santos. O Peixe dominou bem até metade do período e logo o Ceilândia respondeu e criou oportunidades também. Mesmo assim, nenhuma equipe balançou as redes. A etapa final foi movimentada, principalmente pelo lado do Santos. Com a partida encaminhada para os minutos finais, Joaquim abriu o placar.
Leia também
- Ceilândia bate o Rio Branco e avança à segunda fase da Copa Verde
- Ceilândia contrata goleiro para sequência da atual temporada
-
Mais do mesmo: funcionários do Brasília reclamam de salários não pagos
A bola não entrou
Pressão do Peixe! Os visitantes começaram a partida bem a vontade em campo. Com menos de cinco minutos, o Santos conseguiu duas boas chances de balançar a rede, mas desperdiçou as duas. A primeira foi com Angelo. O jogador recebeu de Lucas Lima, ficou de cara para o gol e chutou forte demais. Depois, Mendonza também ficou com a pelota e vacilou na hora de finalizar. Aos 11, Marcos Leonardo foi derrubado e o juiz apitou falta. O jogador fez boa cobrança, mas a bola parou na trave.
O Ceilândia continuou sendo pressionado pela equipe adversária. Alguns erros na disposição dos jogadores do Gato Preto ajudaram o Santos a garantir espaço no campo e apostar, principalmente, em jogadas de contra-ataque. Até os 20 minutos, o alvinegro praiano tinha maior volume de jogo e criou bem. O Gato Preto finalmente buscou o ataque. Porém, também desperdiçou as oportunidades. Aos 20, Milla dominou e tentou arrematar, mas Felipe Jonatan impediu. Depois, o zagueiro João Afonso também arriscou. Maicon tirou.
A partida seguiu sem tanto perigo para ambos os lados. Isso até os 33 minutos, quando o Ceilândia jogou fora a terceira oportunidade de abrir o placar. Depois da cobrança de escanteio, Dogão aproveitou a sobra e bateu. João Paulo defendeu. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Henrique salvar. Marcos Leonardo finalizou e o arqueiro do Gato Preto espalmou. Quase perto do apito final, o Santos voltou a apertar o Ceilândia. A equipe comandada por Adelson de Almeida ligou o alerta e foi capaz de impedir que a bola entrasse. Além disso, Henrique também foi peça-chave para salvar o Ceilândia na primeira etapa da partida. Fim do primeiro tempo: 0 x 0.
Vitória carimbada
O retorno também foi agitado. Logo nos minutos iniciais, Ângelo tentou a finalidade, mas a bola foi para fora. Aos 9, Gabriel Guimarães conseguiu espaço e quis arrematar, mas foi travado pela defesa adversária. Dois minutos depois, ainda na esperança de um ataque promissor, Marcos Leonardo caiu na área. O time pediu pênalti e o juiz não apitou. Aos 15’, a bola sobrou e Dodi tentou de fora da área – sem sucesso.
Aos 20, Henrique fez boa defesa após lance de Lucas Lima e, mais uma vez, livrou o Gato Preto de tomar gol. Aos poucos, a intensidade da partida diminuiu. Precisando fazer gol, o Ceilândia organizou o sistema defensivo para impedir ataques perigosos do lado santista e não avançou do meio campo durante boa parte do confronto. Já o Peixe, assim como na etapa anterior, mandou mal nas finalizações.
O cenário que mudou completamente aos 28 minutos. Lucas Lima lançou para Joaquim e o zagueiro deixou a bola no fundo da rede do goleiro Henrique, que não teve nem oportunidade de defender mais uma vez. Na arquibancada, a torcida levantou a voz e comemorou o primeiro gol da noite. Na desvantagem, o Ceilândia tentou o empate. Aos 31′, Felipe Clemente procurou Cirne, mas a bola saiu pela linha de fundo. Na sequência, Júlio César tentou o lance para Wisley e não conseguiu.
Faltando pouco para o apito final, China recebeu e não encontrou ninguém para concluir a jogada. Aos 41, Cirne aproveitou na sobra de bola e tentou a finalização. A bola foi para fora. Na sequência, o Santos chegou mais uma vez. Lucas Barbosa encontrou espaço, tentou o chute e foi travado pelo Gato Preto. Sem mais bolas na rede, o Santos encerrou a noite com a classificação garantida para a segunda fase da Copa do Brasil.
O que vem aí…
Agora classificado para a segunda fase, o Santos espera o vencedor do duelo entre Iguatu-CE x América-RN. Os times se enfrentam em 2 de março, às 19h15, no Estádio Morenão. Os próximos compromissos de Ceilândia e Santos são pelos campeonatos estaduais. O Gato Preto encara o Samambaia, às 10h30, no Rorizão. Já o Peixe entra em campo contra o Corinthians, às 16h. Ambas as partidas serão no domingo (26/2).
CEILÂNDIA
Henrique; Júlio Oliveira, Euller (🟨), João Afonso e China; Andrey (🟨), Geovane e Dogão (Cirne); João de Deus, Milla (Wisley) e Gabriel (Clemente) Técnico: Adelson de Almeida
SANTOS
João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim (⚽)e Felipe Jonatan (Lucas Pires); R. Fernández, Dodi (Vinicius Balieiro) e Lucas Lima; Ângelo (Lucas Braga), Marcos Leonardo (🟨) e Mendoza (Ivonei). Técnico: Odair Hellmann