Por Maurício Carvalho
Em uma tarde ensolarada nesta quarta-feira (26/1), no estádio Serra do Lago, em Luziânia, Santa Maria e Ceilândia mediram forças. Em um jogo bem movimentado, principalmente no 1º tempo, e de muitos os gols, o Santinha saiu na frente logo no início, mas não resistiu e sofreu a virada ainda na primeira etapa e, no fim, o Gato Preto venceu por 3 a 2 e se manteve com 100% de aproveitamento.
Apesar do calor, as duas equipes quiseram propor o jogo e não abdicaram de atacar. Aos onze minutos Da Silva marcou um belíssimo gol e abriu o placar para o Santinha. Ainda no primeiro tempo o Gato Preto buscou a virada: primeiro de pênalti e depois de cabeça, ambos os gols com Romarinho. Na etapa final, em falha do Goleiro Julio Cesar, Romarinho aproveitou ampliou o placar, marcando seu terceiro gol no jogo. O Santa Maria até ensaiou uma reação, diminuiu de pênalti com Watthimen, mas não passou disso e sofreu o seu primeiro revés no campeonato.
Primeiro tempo movimentado no Serra do Lago
Os 10 primeiros minutos foram muito faltosos e o Ceilândia ensaiou uma marcação pressão no campo de defesa do Santa Maria. Porém, a equipe da casa conseguiu ganhar campo, na maior parte do tempo jogando pelo lado esquerdo, principalmente com Watthimen. Aos 11, ele carregou a bola pelo meio e rolou para o camisa sete Da Silva marcar um golaço de fora da área em um chute de raríssima felicidade, no ângulo do goleiro Léo. Com o resultado adverso, o time de Adelson de Almeida se viu obrigado a avançar suas linhas e, aos 22, assustou com um cruzamento de Cabralzinho para Romarinho que cabeceou fraco no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Julio Cesar.
Aos 24, em mais uma investida pela direita, Romarinho foi empurrado na área e o juiz Adriano Luiz Neri assinalou pênalti para o Ceilândia. O próprio Romarinho bateu e deixou tudo igual no Serra do Lago. Aos 27, o Santa Maria deu uma resposta com o seu camisa nove. Watthimen tabelou pelo meio, invadiu a área, porém, foi desarmado pela zaga alvinegra. Devido ao forte calor no estádio Serra do Lago, houve uma parada técnica para a hidratação dos jogadores. Um pouco depois dela, já aos 33, em mais uma boa jogada de Cabralzinho pela direita, Romário cabeceou para o chão, como manda o figurino, e obrigou o goleiro Julio César a fazer uma grande defesa.
Aos 35, Watthimen cobrou o escanteio fechadinho em direção ao gol. Entretanto, a zaga do Ceilândia afastou. O jogo parecia ter esfriado após a parada, porém, o final do 1º tempo guardava forte emoções. Aos 41, a zaga do Ceilândia cochilou, Fagner recebeu livre na área, mas o goleiro Léo cresceu na frente do atacante do Santinha e fez uma grande defesa cara a cara. E a máxima do futebol prevaleceu: quem não faz leva. Com 43, em mais uma subida ao ataque pela direita, Cabralzinho foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Romarinho, que subiu livre de marcação para marcar o segundo dele no jogo e virar a partida para o Gato Preto.
Jogo mais morno e Ceilândia garante o triunfo
Na etapa final, o Santa Maria voltou com substituições para tentar reverter o placar, mas foi o Ceilândia quem começou no ataque. Cabralzinho invadiu a área e chutou sem perigo ao gol do Santa Maria. Aos 4, Romarinho recebeu um bom passe na área, mas se enrolou na frente do goleiro Julio César que saiu bem do gol. A equipe mandante não conseguiu se impor ofensivamente e, aos 11, viu seu desafio aumentar. O lateral direito Crystian invadiu a área e finalizou com estilo, a bola foi no canto, mas fraquinha. O goleiro Julio Cesar não segurou e Romarinho aproveitou a falha. Com o 3 a 1 no placar, o Ceilândia passou a administrar mais o jogo, porém, sem abdicar do ataque. O Santa Maria tentava acelerar o jogo, principalmente pelas laterais do campo.
Com a vantagem no placar e o controle do jogo, pareceu que o Santa Maria não teria forças para reagir. Só que, aos 23, a defesa do Ceilândia colocou a mão na bola na área: pênalti para a Águia, Wattimen deslocou o goleiro e bateu no canto e diminuiu, Foi o terceiro gol do camisa 9, artilheiro do campeonato ao lado de Romarinho. Com o 3 a 2 no placar, o Santa Maria tentou acelerar a partida, tentando avançar pelas pontas, mas sem sucesso. O jogo passou a ser um pouco mais faltoso, teve algumas substituições e paralisações, ficando moroso.
O Santa Maria dependia praticamente de Watthimen para criar qualquer tipo de jogada. Aos 36, o Ceilândia novamente levou perigo no ataque, dessa vez com Mirandinha que entrou no 2º tempo e sofreu falta na entrada da área. Gabriel Henrique bateu na direção do gol, mas Julio Cesar bem colocado fez a defesa para o Santa Maria. Nos acréscimos, o Gato Preto manteve a posse de bola no campo de ataque e pouco foi ameaçado. Na base do abafa, Watthimen fez boa jogada pela ponta direita, invadiu a área e cruzou na área, mas para ninguém. Após mais um chuveirinho sem sucesso na área, o árbitro Adriano Luiz Neri apontou para o centro do campo e decretou o fim do jogo.
Clubes já visam a próxima rodada
Pela 3ª rodada da primeira fase do Campeonato Candango BRB 2022,o Santa Maria buscará a reabilitação fora de casa contra o Brasiliense, no sábado (29/01), às 15h30. Já no domingo (30/01), o Ceilândia tentará a terceira vitória seguida, em casa, diante do Brasília, no Estádio Abadião, também às 15h30.
Santa Maria 2
Julio Cesar; Eder (Bruno Andrade), Leandro Bahia, Dede🟨 (Gabriel Alves), Lucas Veríssimo (Fabrício) (Lucas Capixaba); Andrey, Lucas Veríssimo, Da Silva ⚽, Kessi (Douglas), Watthimen ⚽; Thiago Magno e Fagner 🟨. Técnico: Erivaldo Silva
Ceilândia 3
Leo Unamuzaga🟨; Crystian, Vidal, Gilson, Gleissinho (China); Gabriel Henrique 🟨, Giovani, Hyuri (Fernandinho), Cabralzinho (Werick), Romarinho⚽⚽⚽ (Mirandinha); Romário (Gabriel Pedra🟨). Técnico: Adelson de Almeida
Com esse comentário parecia que estava assistindo.