O Candanguinho sub 20 já conheceu o primeiro finalista do torneio. Após um extenuante campeonato, Ceilândia e Planaltina se enfrentaram pelo duelo de volta da semifinal. A vantagem adquirida no confronto anterior deixou o Gato Preto tranquilo, enquanto o time planaltinense sentiu a pressão pelo resultado, perdeu um jogador ainda no primeiro tempo. Melhor para o Alvinegro, que venceu por 4 a 1.
Assim como no primeiro jogo, o Ceilândia impôs seu ritmo, dominou o adversário e foi letal. A equipe alvinegra abriu o placar, já o Planaltina perdeu o atacante Leonardo, expulso, tudo isso na etapa inicial. Em desvantagem numérica e jogando com dois gols de vantagens, o Galo ficou mais longe ainda da final do Candanguinho sub 20, enquanto o Ceilândia administrou a partida sem sustos e ainda fez mais três. Destaque para o meia Lila que deu duas assistências e ainda fez um bonito gol.
Primeiro tempo
Sob forte calor o jogo iniciou com os donos da casa indo para cima logo no primeiro minuto. Charles teve uma ótima chance de abrir o placar em jogada de velocidade pela direita. O atacante ficou cara a cara com o goleiro, mas bateu por cima. O Ceilândia investia no jogo corrido e rodava bastante a bola. O Planaltina gradualmente foi diminuindo o ritmo do Gato Preto. As equipes esbarravam no nervosismo, muitas faltas bobas deixavam a partida morosa.
O Galo buscava as jogadas áreas. Kaik cruzou na pequena área, Gabriel testou no cantinho e deu trabalho para o goleiro do Ceilândia. Aos 14 minutos Lila quase fez uma pintura. O Atleta recebeu na ponta direita e já girou batendo no ângulo. Francielton fez um milagre e mandou a bola para escanteio. O Planaltina respondeu com Kaik, que veio pela ponta esquerda, derrubado na pequena área. O árbitro Maguielson mandou seguir.
A equipe do Planaltina era melhor em campo, porém errava muito no último passe, Frankilin perdeu duas boas chances. O jogo era corrido, o Ceilândia era mais cauteloso e jogava com o regulamento embaixo do braço. O jogo foi para o tempo de hidratação e a vida do Planaltina ficou complicada de vez, quando Leonardo foi expulso, após tomar o segundo cartão amarelo.
Aos 36 minutos o Gato Preto deu um pulo grande para chegar na final. Renan Caetano recebeu um lindo passe de longe de Lila, e de primeira, finalizou no cantinho. O Planaltina sentiu o golpe e a pressão de precisar de três gols com um jogador a menos.O jogo ficou morno e continuou assim até o fim da etapa inicial.
Ceilândia na final
A etapa final começou com o Planaltina em busca de reverter a complicada situação. O Ceilândia jogava tranquilo. Erick quase fez o segundo em jogada rápida, em tentativa de encobrir o goleiro adversário. O Planaltina quase chegou ao empate em uma bola no travessão. O Ceilândia tentava frear o Galo com muitas faltas e a famosa cera. Francielton apareceu bem demais novamente. Em jogada rápida pelo meio, Lila bateu de chapa no cantinho, mas o camisa 1 salvou.
O Ceilândia fechou o caixão com Izarron, em mais uma jogada de Lila que fazia uma partida impecável. O meia cruzou na medida para Izarron que testou firme no canto e correu para o abraço. Era só esperar o fim do jogo para o Ceilândia concretizar a vaga na final. O goleiro Francielton era o destaque do Planaltina, mas sim vez ele impediu o gol.
Três gols no final
O Planaltina diminuiu com Reinaldo Bahia, que em jogada área subiu no 4º andar e testou firme. Não deu tempo nem de comemorar. Lila, o melhor em campo, recebeu uma bola açucarada no contra-ataque e bateu no cantinho. O Gato preto queria mais e conseguiu o quarto gol aos 40 minutos com Ithalo. Em batida de falta perto da pequena área, a bola desviou na barreira e Ithalo chegou resvalando de cabeça.
Com a goleada, o alvinegro espera o segundo jogo entre Taguatinga e Gama. As equipes jogarão no Defelê, às 10h, neste domingo (24/7). O duelo de ida terminou empatado por 1 a 1. Quem vencer o segundo jogo garante um lugar na grande final do Candanguinho sub 20 contra o Ceilândia. A FFDF (Federação de Futebol do Distrito Federal) ainda não divulgou as datas da decisão.