Uma das competições mais importantes do calendário dos clubes candangos, a Copa Verde está com todos os clubes participantes garantidos na edição de 2024. Nesta semana, a lista de times envolvidos no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi fechada com a entrada do Ceilândia. O Distrito Federal, inclusive, é uma das regiões com mais equipes na próxima temporada do torneio.
Além do Gato Preto, classificado via Ranking Nacional de Clubes (RNC), Real Brasília e Brasiliense tinham vaga garantida pelo desempenho na última temporada do Campeonato Candango (o aurianil foi campeão e o Jacaré vice). Os estados do Amazonas, de Goiás e do Pará são os outros com a mesma quantidade de equipes participantes (veja as classificadas ao fim da matéria).
Com exceção do Amapá, Roraima, Rondônia e Mato Grosso do Sul, representado apenas pelo campeão estadual Trem, todos os outros estados envolvidos na competição nacional da CBF vão participar com duas equipes. Entre elas, há clubes das Séries A (Cuiabá), B (Vila Nova, Goiás, Amazonas e Paysandu) e C (Aparecidense e Remo) do Campeonato Brasileiro. Os demais participantes estarão na quarta divisão de 2024.
Além do título, o campeão da Copa Verde de 2024 ganhará uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2025. O feito garante uma premiação em dinheiro maior em relação ao acumulado nas etapas anteriores da competição nacional. A primeira fase do torneio regional está agendada para ocorrer a partir de 21 de feveireiro. A grande decisão foi marcada para 8 de maio.
Organograma de fases
Tradicionalmente, a Copa Verde é organizada em cinco fases eliminatórias. Na primeira, os 16 clubes de pior posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) buscam classificação às oitavas de final, na qual as oito equipes classificadas restantes vão estar esperando os vencedores das partidas disputadas no sistema de mata-mata.
Se o formato for repetido, Cuiabá, Goiás, Vila Nova, Remo, Paysandu, Manaus, Brasiliense, e Aparecidense são as equipes classificadas diretamente às oitavas de final da Copa Verde de 2024. Os demais participantes da competição regional, portanto, seriam alocados na primeira fase. O organograma das partidas será definido pela CBF antes de a bola rolar no torneio em fevereiro.
A depender da definição dos confrontos iniciais, o Ceilândia tem tudo para definir a vaga, em jogo único, como mandante. Isso não ocorreria apenas se o Gato Preto pegasse Amazonas, São Raimundo ou Tocantinópolis, mais bem posicionados no ranking da CBF. O Real Brasília tem situação inversa. Não joga fora de casa apenas diante de Manaura ou Capital, times sem posicionamento na lista.
Times da Copa Verde de 2024
Acre: Humaitá e Rio Branco
Amazonas: Amazonas, Manaus e Manauara
Amapá: Trém
Distrito Federal: Brasiliense, Ceilândia e Real Brasília
Espírito Santo: Real Noroeste e Rio Branco
Goiás: Aparecidense, Goiás e Vila Nova
Mato Grosso: Cuiabá e União Rondonópolis
Mato Grosso do Sul: Costa Rica
Pará: Águia de Marabá, Paysandu e Remo
Rondônia: Porto Velho
Roraima: São Raimundo
Tocantins: Capital e Tocantinópolis