Mais uma rodada do Grupo A5 da Série D do Campeonato Brasileiro foi encerrada com o Ceilândia na primeira colocação. Na tarde deste domingo (2/7), o time candango visitou o Interporto, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional (TO), e voltou para o Distrito Federal com três pontos na mala. O triunfo por 2 a 0 fortaleceu a briga do Gato Preto por classificação ao mata-mata.
Ciente da importância de ganhar em uma rodada na qual os principais postulantes à segunda fase também venceram, o Ceilândia não demorou muito para abrir o placar no primeiro tempo com Romarinho. A vantagem sobre o Interporto deu ao Gato Preto a tranquilidade demonstrada habitualmente na Série D para marcar bem e garantir o resultado com gol de Iago.
Vantagem precoce
Três minutos. Esse foi o tempo necessário para o Ceilândia sair na frente quando Romarinho foi derrubado na área e o juiz assinalou o pênalti. O atacante cobrou e não perdeu: 1 a 0. Com a vantagem a favor a bola no pé, o Gato Preto cercou o Interporto, mas teve dificuldades de criar lances de perigo. Por outro lado, também não sofria grandes investidas ofensivas por parte do adversário tocantinense.
O cenário até a parada técnica para hidratação apresentava um Ceilândia melhor em relação ao Interporto. Controlando totalmente o andamento da partida no Estádio General Sampaio, o time do técnico Adelson de Almeida parecia mais perto de ampliar o placar, mesmo chutando pouco. Por outro lado, a equipe da casa mantinha o padrão de futebol fraco da maior parte da competição nacional e não parecia ser um rival à altura do Gato Preto.
Gato mata o jogo
Na etapa final, o Ceilândia conseguiu ser mais efetivo. Aos dois minutos, Nolasco carimbou o travessão. Com cinco, Clemente recebeu na área, mas chutou para fora uma grande chance de ampliar. O Interporto tentava melhorar com alterações no time. Mesmo assim, não tirava o controle da partida da equipe do Distrito Federal. Aos 17, em cobrança de escanteio, Iago guardou e encaminhou o triunfo.
A boa margem no marcador fez o Ceilândia baixar as linhas à espera do Interporto. Adelson de Almeida ainda usou bem o campo para oxigenar o Gato Preto quando necessário. Trocando passes, o alvinegro candango administrava perfeitamente o bom resultado. E nem precisou chegar mais com tanto perigo. Os três pontos conquistados com a vitória por 2 a 0 foram suficientes para garantir mais uma rodada na liderança do grupo A5 da Série D.
O que vem por aí
Em contagem regressiva para carimbar a classificação ao mata-mata da Série D do Brasileirão, o Ceilândia terá um confronto muito parecido na próxima rodada. No domingo (9/7), o Gato Preto volta a viajar, desta vez para Rondônia, onde vai enfrentar o lanterna Real Ariquemes, às 16h, no Estádio Valerião. Um novo bom resultado pode deixar o alvinegro candango muito perto do primeiro objetivo no torneio nacional.