Por Danilo Queiroz
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou na manhã desta quinta-feira (9/7) a readaptação do calendário do futebol nacional. Repleto de ajustes feitos por ocasião da paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus, a entidade estipulou previsões para o início da maioria dos seus torneios. De acordo com as modificações, a temporada 2020 deve se estender até janeiro de 2021.
De maior interesse do futebol candango, a Série D do Campeonato Brasileiro teve sua data de início transferida para 6 de setembro. Neste ano, a última divisão de acesso do futebol brasileiro terá Gama e Brasiliense como representantes do Distrito Federal. Ainda tendo pela frente a fase preliminar da competição, o Jacaré deve entrar em campo já nos primeiros dias do retorno para enfrentar o Tocantinópolis.
Caso avance, o time amarelo iria diretamente para o Grupo 6, onde também está o Gama. A previsão divulgada pela CBF traz uma Série D mais enxuta, com término previsto para 7 de fevereiro, o que totalizaria cinco meses de disputa. A tendência é que a entidade dê um prazo para que os participantes possam desistir sem nenhuma punição. Os clubes candangos, porém, não devem abrir mão do certame.
Copa Verde ignorada
Principal incógnita entre as competições da CBF desde o final de 2019, a Copa Verde foi o único torneio nacional que não teve nenhuma previsão estipulada. Assim como a Série D, Gama e Brasilienses estão classificados para o torneio. Conforme divulgado recentemente pelo Distrito do Esporte, os clubes candangos e a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) não receberam nenhuma indicação neste ano sobre a competição.
Demais competições
No cronograma da CBF, o primeiro torneio a ser iniciado será a Copa do Nordeste, marcada para 21 de julho. Em sequência, vem a Série B do Brasileirão, com início previsto para 8 de agosto. No dia seguinte, a bola começa a rola para as Séries A e C da competição nacional. Já a Copa do Brasil, que não tem mais representantes candangos, deve ser o último torneio a ser reiniciado em 26 de agosto.
[…] CBF publica calendário revisado e prevê Série D para setembro […]