20.5 C
Brasília
segunda-feira, 7 de abril de 2025

CBF oficializa adiamento do início da Série D do Brasileirão em uma semana

Antes marcada para ter bola rolando a partir do próximo sábado, quarta divisão nacional começará em 19 de abril. Decisão foi baaseada por laudos de estádios

- Continua após a publicidade -

Representantes do futebol do Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro, Capital e Ceilândia vão esperar mais uma semana para iniciar a jornada em busca do acesso à terceira divisão nacional. Nesta segunda-feira (7/4), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou os rumores e oficializou o adiamento da largada do torneio. Previsto para 12 de abril, a bola rola sete dias depois. A decisão dará aos clubes mais tempo para regularizar laudos dos estádios.

Os rumores a respeito do adiamento do início da Série D circulavam desde o fim da semana passada. A entidade máxima do futebol nacional, por exemplo, sequer divulgou o detalhamento das partidas iniciais da competição nacional. Os clubes se baseavam, somente, na tabela básica publicada pela CBF após a definição dos grupos da edição de 2025 do torneio local.

Nesta segunda-feira (7/4), os organizadores da quarta divisão nacional divulgaram um ofício para confirmar a mudança de data. Responsável por intermediar o acesso dos clubes candangos às informações definidas pela CBF, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) confirmou o recebimento da documentação de alteração da largada do torneio para a data-base de 19 e 20 de abril.

- Continua após a publicidade -

A entidade local detalhou a motivação: a dificuldade de algumas equipes nacionais a se adequarem às exigências dos documentos obrigatórios para a liberação dos estádios da Série D. “A decisão foi tomada diante da dificuldade enfrentada pelos clubes na obtenção e apresentação dos laudos técnicos exigidos pela Lei Geral do Esporte (LGE), pelo Regulamento Geral de Competições (RGC) e demais diretrizes da CBF”, detalhou a FFDF.

Na visão da CBF, a medida visa “garantir a segurança de todos os envolvidos e não comprometer o prazo previamente estipulado para a concorrência”. A entidade não enxerga prejuízo com o adiamento da Série D do Campeonato Brasileiro. Como os 64 clubes participantes terão somente o torneio nacional no decorrer do ano, o calendário permite tal flexibilização na agenda.

Garantido na Série D de 2025 graças ao título do Campeonato Candango do ano passado, o Ceilândia estreia na competição nacional contra o Goianésia, fora de casa. Vice-local em 2024, o Capital abre a caminhada no Estádio JK, no Paranoá, contra a Aparecidense. A ordem dos duelos não será modificada, somente com a extensão da data em uma semana para cada rodada agendada.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE