Por João Marcelo
Com datas marcadas para a volta dos campeonatos nacionais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Hospital Israelita Albert Einstein fecharam nessa sexta-feira (17/07) um acordo para a realização de testes do coronavírus. Os exames compreenderão os clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, das Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, Copa do Brasil, Brasileirão Sub-20 e a Copa do Nordeste. Todos os custos serão da própria entidade.
No Distrito Federal, Minas Brasília (Série A1) e Real Brasília (Série A2) serão as equipes femininas beneficiadas pela testagem. Já no modalidade masculina, Gama e Brasiliense, representantes da Série D, serão contemplados. Os testes, com diagnóstico molecular (RT-PCR), também conhecido como cotonete, serão feitos antes de cada rodada de seus respectivos campeonatos, visando uma maior proteção no retorno.
A escolha do hospital considerou o alto grau de confiabilidade e uma padronização da testagem em massa. Dessa forma, ficou decidido que três dias antes de cada partida, os jogadores, comissão técnica, árbitros e assistentes farão os testes. O resultado dar-se-á na véspera do jogo. Caberá cada departamento médico prosseguir com os procedimentos já estabelecidos, isolando os profissionais diagnosticados com o vírus.
O presidente da CBF, Rogério Caboclo, citou aliar o retorno do futebol com a segurança oferecida pelo hospital. “Vamos retomar o futebol de forma segura. Oferecer um ambiente de proteção e confiança nos protocolos é o nosso compromisso com os protagonistas do futebol. Confiamos plenamente na excelência do Einstein para realização desse trabalho fundamental de testagem”, disse.
Testes da melhor qualidade foi o que prometeu o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner. “Com este projeto conjunto com a CBF, o Einstein tem a oportunidade de colaborar com a retomada das competições nacionais. De nossa parte, serão fornecidos testes moleculares do padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19”, garantiu.
Assim como Klajner, o presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, que também é coordenador do “Guia Médico para o retorno das atividades do futebol brasileiro”, Jorge Pagura, assegurou um teste de excelência. “Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho. Vamos utilizar a metodologia mais confiável nos testes e também investir muito na orientação para que todos os envolvidos no jogo adotem os cuidados necessários à saúde coletiva”, finalizou.
Data dos retornos dos campeonatos e seus testes RT-PCR
A primeira equipe que fará o teste será o Minas Brasília. O clube tem jogo marcado para 30 de agosto, um domingo, contra o São Paulo. Portanto, As Minas farão o RT-PCR em 27 de agosto, com resultado dois dias depois, em 29 de agosto. Após, será a vez do Brasiliense. O Jacaré entrará pela primeira fase da Série D em 5 ou 6 de setembro, contra o Tocantinópolis-TO. Os exames serão realizados em 2 ou 3 de setembro, de acordo com a definição da partida.
No mesmo mês, o Gama também fará pela primeira vez os testes. Já na fase de grupos, o alviverde candango viaja até a Bahia para enfrentar o Atlético-BA em 19 ou 20 de setembro. Seguindo as datas de exames, em 16 ou 17 de setembro todos os envolvidos serão submetidos ao exame. O último a “estrear” o cotonete será o Real Brasília. A equipe feminina volta a campo em 25 de outubro pela segunda rodada da Série A2 enfrentar o Vila Nova-ES. Portanto, em 22 de outubro será feito o teste RT-PCR.
Nenhum