O Distrito Federal segue no topo do futebol feminino nacional! Nesta sexta-feira (8/12), foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o ranking de federações e dos clubes da categoria feminina de todo território brasileiro. O ranqueamento é calculado em cima do desempenho dos clubes que disputaram as três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro Feminino das últimas cinco temporadas.
No ranqueamento das federações, a Federação de Futebol do Distrito Federal está na quinta colocação, uma abaixo em relação ao ano de 2022, quando estava na quarta colocação. A FFDF possui 17914 pontos e foi ultrapassado pela Federação Mineira de Futebol, que agora figura no top 4 e possui uma pontuação de 18.848. A primeira colocada é a federação de São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.
– Clique e saiba mais
– Samambaia contrata meia-atacante ex-Gama para o Candangão
– Há 15 anos, São Paulo conquistava o tri do Brasileirão no Bezerrão
– Eliminado da Copinha Feminina, Minas Brasília empata com a Ferroviária
Entre os clubes, o primeiro time do Distrito Federal que aparece no ranking é o Real Brasília, na 11ª colocação, com 6.824 pontos. A equipe ganhou duas posições em relação ao ranqueamento anterior, quando figurava na 13ª posição. Inclusive, as Leoas do Planalto ultrapassaram o arquirrival Minas Brasília, que agora está na 16ª colocação, com 5.284. Outro clube da capital federal que aparece no ranqueamento é o Cresspom, na 23ª posição.
A temporada atual foi complicada para os times do DF no cenário do futebol feminino. O Real Brasília brigou contra o rebaixamento na Série A1 do Campeonato Brasileiro e conseguiu se manter no primeiro escalão do futebol nacional. Já na Série A2, o Minas Brasília fez uma péssima campanha ao lado do Cresspom. Porém, o esquadrão verde e azul se manteve na segunda divisão, enquanto o Cresspom foi rebaixado. Já na Série A3, o Capital foi eliminado para o Uberlândia.