Com a volta de Ednaldo Rodrigues à presidência, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acelera o planejamento em todos os setores organizacionais, incluindo o de competições. Na noite desta sexta-feira (5/1), um dia após acertar os detalhes da Copa Verde, a entidade divulgou os documentos técnicos e a tabela básica da temporada 2024 da Copa do Brasil.
Composta por 92 clubes de todas as regiões do país, o principal mata-mata do calendário brasileiro está marcado para começar em 21 de fevereiro, uma quarta-feira. A primeira fase da competição segue até o dia 28 do mesmo mês. Uma das ideias implementadas pela CBF na última edição, a decisão da Copa do Brasil segue prevista para dois domingos: 3 e 10 de novembro.
De início, 80 equipes começam a caminhada no torneio. Os representantes do futebol do Distrito Federal, inclusive, estão nesse bolo. Campeão e vice do Campeonato Candango de 2023, Real Brasília e Brasiliense têm vaga confirmada na Copa do Brasil. As definições das duas primeiras fases são em partidas únicas. A partir da terceira, quando se juntam 12 clubes, os mata-matas são em ida e volta.
A entidade não divulgou quando será o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil, mas o evento no Rio de Janeiro tem tudo para ocorrer ainda em janeiro. Na competição nacional, os times são alocados conforme a divisão prevista pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. Assim, o Brasiliense ficará no pote C da divisão. O Real Brasília aparecerá no H.
Datas da Copa do Brasil
Primeira fase
21 e 28 fevereiro
Segunda fase
6 ou 13 de março
Terceira fase
Ida: 1º de maio
Volta: 22 de maio
Quarta fase
Ida: 31 de julho
Volta: 7 de agosto
Quartas de final
Ida: 28 de agosto
Volta: 12 de setembro
Semifinais
Ida: 2 de outubro
Volta: 17 de outubro
Final
Ida: 3 de novembro
Volta: 3 de novembro
Potes do sorteio
Pote A (enfrenta o Pote E)
Corinthians-SP, Fortaleza-CE, América-MG, Internacional-RS, Bahia-BA, Atlético-GO, Cruzeiro-MG, Cuiabá-MT, Coritiba-PR e Vasco-RJ.
Pote B (enfrenta o Pote F)
Juventude-RS, Sport-PE, CRB-AL, Criciúma-SC, Sampaio Côrrea-MA, Tombense-MG, Ituano-SP, Operário-PR, ABC-RN e Remo-PA.
Pote C (enfrenta o Pote G)
Botafogo-SP, Brusque-SC, Paysandu-PA, Volta Redonda-RJ, Ypiranga-RS, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Brasiliense, América-RN e Aparecidense-GO
Pote D (enfrenta o Pote H)
Amazonas-AM, São Raimundo-RR, Jacuipense-BA, Tocantinópolis-TO, Portuguesa-RJ, Retrô-PE, Caxias-RS, Cascavel-PR, São Bernardo-SP e Nova Iguaçu-RJ.
Pote E (enfrenta o Pote A)
ASA-AL, Real Noroeste-ES, União Rondonópolis-MT, Moto Club-MA, Maringá-PR, Sousa-PB, Fluminense-PI, Águia de Marabá-PA, Cianorte-PR e Marcílio Dias-SC.
Pote F (enfrenta o Pote B)
Operário VG-MT, Humaitá-AC, Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Operário-MS, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Rio Branco-AC e Iguatu-CE.
Pote G (enfrenta o Pote C)
Athletic-MG, Nova Venécia-ES, Maranhão-MA, Itabaiana-SE, Costa Rica-MS, Murici-AL, River-PI, GAS-RR, Villa Nova-MG e Ji-Paraná-RO.
Pote H (enfrenta o Pote D)
Real Brasília, Manauara-AM, Independente-AP, Itabuna-BA, Petrolina-PE, Audax Rio-RJ, Olaria-RJ, Água Santa-SP, Portugesa Santista-SP e Capital-TO.
Classificados à terceira fase
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- Botafogo-RJ
- Ceará-CE
- Flamengo-RJ
- Fluminense-RJ
- Goiás-GO
- Grêmio-RS
- Palmeiras-SP
- RB Bragantino-SP
- São Paulo-SP
- Vitória-BA