Por Lucas Espíndola
Na tarde desta segunda-feira (22/11), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o cronograma de futebol feminino brasileiro da temporada 2022. Ao todo, serão nove campeonatos que serão disputados ao longo do ano. Os torneios são das categorias de base, além do profissional. No Distrito Federal, quatro times disputarão algumas dessas competições, podendo brigar por títulos importantes. O primeiro campeonato oficial da temporada seguinte está marcado para acontecer em fevereiro.
Dando o pontapé nas competições, no dia seis de fevereiro está previsto para acontecer a Super Copa do Brasil. Será o primeiro ano do novo campeonato, que contará com oito equipes entre as melhores classificadas no Brasileirão séries A1 e A2 de 2021. O torneio contará com um representante do Distrito Federal, o Real Brasília. As Leoas do Planalto garantiram vaga no certame por serem a melhor equipe da capital federal entre as 12 primeiras colocadas no Brasileirão.
Um mês depois, Real Brasília e Cresspom iniciam a caminhada rumo ao título do Campeonato Brasileiro Série A1. A competição está prevista para começar no dia seis de março, e termina em setembro. As outras duas equipes do DF estrearão no dia 21 de maio, quando começam as séries A2 e A3, com Minas Brasília e Legião, respectivamente, representando a capital federal. A terceira divisão do Brasileirão é outro torneio estreante em 2022. A equipe laranja garantiu a classificação após deixar o Estrelinha e Aruc/Fúrias para trás no Candangão Feminino.
Os torneios de base já são figuras carimbadas no calendário do futebol brasileiro. Antes nas categorias Sub-16 e Sub-18, em 2022 terão duas modificações na categoria, aumentando o limite de idade. O Brasileirão Sub-17 começará no dia 13 de abril, enquanto o Sub-20 terá início em maio. Nos anos anteriores, o Minas Brasília representou o Distrito Federal nas duas competições.
Após um começo de ano movimentado, três competições estão previstas para acontecerem no segundo semestre, todas de caráter internacional. Em julho, acontecerá a Copa América Feminina. No meio de outubro, acontecerá a Libertadores e, por último, em dezembro, a Liga de Desenvolvimento da Conmebol. Esta última competição citada será o fechamento do cronograma de futebol feminino brasileiro, terminando em 11 de dezembro.