A bola ainda não rolou, mas a temporada nacional dos clubes do Distrito Federal começou para valer nesta segunda-feira (17/1). Em sorteio realizado no início da tarde no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o chaveamento da primeira fase da Copa do Brasil. Representantes da capital, Brasiliense e Ceilândia conheceram os adversários na etapa inaugural do torneio nacional.
Campeão candango de 2021, o Jacaré garantiu vaga no torneio nacional justamente pelo título do torneio local. Na primeira fase da Copa do Brasil, o time amarelo irá medir forças com o Humaitá-AC. Por estar mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, o Brasiliense irá definir a vaga na segunda fase da competição nacional fora de casa com o direito de jogar pelo empate.
O Ceilândia, por outro lado, terá um caminho oposto. O Gato Preto, que garantiu vaga na Copa do Brasil graças à campanha do vice-campeonato local, terá pela frente o Londrina-PR. Pior posicionado no RNC da CBF, o time alvinegro ganha o direito de atuar no estádio Abadião. Porém, como o adversário terá a vantagem do empate, o clube candango terá a obrigação de conquistar um resultado positivo.
Os candangos também conheceram os possíveis adversários caso avancem para a segunda fase da Copa do Brasil. Se conseguir a vaga na etapa inicial, o Brasiliense enfrentará o Internacional ou o Globo-RN, com o direito de jogar em casa. No caso do Ceilândia, a segunda fase terá o cruzamento com URT-MG ou Avaí, com o Gato Preto tendo que viajar para definir a vaga em jogo único.
Neste ano, a CBF reservou duas janelas distintas no calendário para abrigar os 80 jogos da primeira fase da Copa do Brasil. Brasiliense e Ceilândia poderão entrar em campo em quatro datas: 23 ou 24 de fevereiro e 2 ou 3 de março. Os detalhes dos confrontos iniciais da competição deverão ser definidos e divulgados pela entidade máxima do futebol nacional nos próximos dias.
Copa do Brasil – Primeira Fase
Humaitá-AC x Brasiliense
Ceilândia x Londrina-PR