Por Danilo Queiroz
O Campeonato Carioca pode ser finalizado em Brasília, mais especificamente no Estádio Nacional Mané Garrincha. Pelo menos esse é desejo da Arena BSB, consórcio que gere o maior palco esportivo da capital. Durante a semana, a empresa ofereceu o local para que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) finalizasse seu estadual na capital. A entidade, apesar de não confirmar o contato, não descartou a possibilidade.
Em nota oficial publicada no site da Ferj, Rubens Lopes, presidente da entidade, disse que se sentir “no dever de esclarecer equívocos” sobre a realização de partidas do Carioca em Brasília e, sem negar, explicou a situação. “Não recebemos nenhum comunicado a respeito e, caso venhamos a receber, o assunto será tratado de forma ampla, responsável, sem preconceitos ou pré-julgamento, mas com os cuidados pertinentes”, salientou.
Lopes disse que uma possível decisão será tomada “sem nenhum viés político, midiático e sem qualquer violação dos pilares básicos que norteiam os princípios da FERJ e de seus filiados”, citando ainda “comprometimento com a saúde, obediência às determinações governamentais e procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva” para definir a mudança.
GDF dialoga e até Bolsonaro incentiva Carioca na cidade
Segundo o jornal O Globo, o desejo é apoiado por Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, que estaria dialogando com interlocutores cariocas. Em nota, o GDF disse “que está em negociação sobre o assunto”. Na semana, até mesmo o presidente Jair Bolsonaro incentivou a ideia. “Estamos querendo trazer a final do Carioca para Brasília. Vamos ver o Botafogo ser campeão aqui”, brincou na porta do Palácio da Alvorada.
Assim como o futebol candango, o esporte carioca está paralisado e sem data prevista de retomada. Na quinta-feira (30/4), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel prorrogou a quarentena no estado até 11 de maio, o que também vetou a retomada dos treinos dos times de futebol. Um dos empecilhos da vinda ao DF seria a necessidade das delegações realizarem viagens de avião para se deslocar.
Hospital de Campanha não seria empecilho
Em seu Instagram, a Arena BSB confirmou que ofereceu o Estádio Nacional Mané Garrincha para a Ferj. Em nota oficial, o consórcio também informou que a arena esportiva está apta para receber qualquer evento esportivo, “tão logo sejam autorizados pelas autoridades competentes”. Atualmente, as dependências do complexo estão abrigando ainda um Hospital de Campanha que auxilia no combate ao coronavírus na capital.
Operado pela Secretaria de Saúde, o espaço irá abrir 197 leitos médicos no primeiro andar do Mané Garrincha. Segundo a Arena BSB, isso não seria impediria a realização dos jogos. “O Hospital de Campanha de combate à epidemia da Covid-19 não tem contato direto com as áreas de campo, arquibancadas e camarotes, já que o espaço cedido é isolado e independente das áreas destinadas ao esporte no estádio”, explicou.
Confira nota da Ferj na íntegra:
“Sinto-me no dever de esclarecer equívocos como a publicação em relação ao tema partidas do Campeonato Carioca em Brasília.
Não recebemos nenhum comunicado oficial a respeito e, caso venhamos a receber, o assunto será tratado de forma ampla, responsável, sem preconceitos ou pré-julgamento mas com os cuidados pertinentes, com o objetivo de se atingir o que melhor puder ser feito em busca de soluções para os problemas e dificuldades, sem nenhum viés político, midiático e sem qualquer violação dos pilares básicos que norteiam os princípios em que se fundamentam tanto a FERJ quanto os seus filiados e amplamente divulgados.
A) Comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes;
B) Obediência às determinações governamentais;
C) Seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva.
RUBENS LOPES DA COSTA FILHO”