O Capital é o Distrito Federal na terceira divisão do futebol nacional feminino. A Coruja recebeu o Ceilândia na tarde chuvosa deste domingo (30/5) no estádio JK, no Paranoá, e venceu por 2 a 1, gol de Roberta e Ana Keyla pelo tricolor, e Suyane para as alvinegras. Com o resultado, as comandadas de Singo Santos se classificaram com o placar agregado de 6 a 2 e avançaram às oitavas de final da Série A3 do Brasileirão Feminino e aguardam o vencedor do confronto entre Uberlândia-MG e Vila Nova-ES para conhecer o seu novo adversário na competição.
A diferença grande no placar agregado deixou o jogo confortável para o Capital. A tranquilidade aumentou quando aos 38′, Roberta abriu o placar após escanteio cobrado por Ana Keyla. O Ceilândia chegou ao empate aos 22 minutos com Suyane, mas pouco tempo depois, a Coruja voltou a ficar na frente com Ana Keyla em cobrança de pênalti. A vitória por 2 a1, 6 a 2 no placar agregado, decretou a classificação das comandadas de Singo Santos às oitavas da terceira divisão nacional.
Capital abre o placar
Confortável com o placar da partida de ida, o Capital começou mais leve e procurou o ataque primeiro. Aos dois, Ketelyn chutou de longe, mas a arqueira ceilandense defendeu com tranquilidade. Com 17′, Janeth cobrou falta perigosa na área e Valeria saiu bem do gol. Aos 30′, foi a vez de Buga finalizar de longe e a goleira do Ceilândia defender em dois tempos. Três minutos depois, Talita cobrou falta de longa distância e Vitoria Raquel defendeu com segurança.
Aos 37′, Janeth cortou a zaga ceilandense, finalizou de fora da área e Valeria fez a defesa em dois tempos. No minuto seguinte, o primeiro gol da partida. Ana Keyla bateu escanteio na área, Roberta subiu sozinha e cabeceou firme para abrir o placar. A vantagem ainda maior deu tranquilidade ao Capital e a equipe controlou o confronto. Do outro lado, as atletas alvinegras não conseguiam entrar na defesa adversária e foram para o intervalo com uma missão ainda mais difícil.
Oi, oitavas!
Aos três minutos, Janeth finalizou de longe com curva, mas a bola perdeu força e a goleira do Ceilândia defendeu bem. Oito minutos depois, o Capital teve grande chance de ampliar o placar. Janeth achou Buga livre na entrada da área, a volante chutou firme e acertou o travessão. Com 17′, Janeth invadiu a área, limpou a zaga, bateu colocado no ângulo e Valéria fez um milagre. Cinco minutos depois, o empate. Suyane recebeu a bola na entrada da área e finalizou por cobertura na saída de Vitória Raquel.
A felicidade alvinegra durou pouco. Aos 27′, Janeth cobrou falta na área, mas antes da bola chegar na defesa, a zagueira Dani Rezende foi puxada e o árbitro marcou penalidade máxima. Ana Keyla pegou a bola, colocou na marca do pênalti e deslocou a arqueira alvinegra para deixar a Coruja na frente mais uma vez. Aos 42′, a bola sobrou para Laura, a meia finalizou de longe e Valeria defendeu.
O que vem por aí
Com a classificação, o Capital aguarda o vencedor entre Uberlândia-MG e Vila Nova-ES para conhecer o seu adversário das quartas de final da Série A3 do Brasileirão Feminino. O clube mineiro venceu o primeiro confronto por 4 a 1 e chega com grande vantagem para a partida da volta que ocorrerá na próxima segunda-feira (1º/5), às 16h, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo. Os jogos das quartas ainda terão suas datas e horários definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Veja como será o chaveamento até a final:
Confrontos da Série A3 do Brasileirão Feminino
Oitavas
- Jogo 1: Polivante-TO x Mixto-MT
- Jogo 2: CAPITAL x Uberlândia-MG ou Vila Nova-ES (ida: 4 x 1)
- Jogo 3: Pérolas Negras x Pinda-SP
- Jogo 4: Juventude-RS x Operário-MS ou Toledo-PR (ida: 2 x 1)
- Jogo 5: Assermurb-AC x Recanto-AM
- Jogo 6: Remo-PA x Iape-MA
- Jogo 7: Guarani de Juazeiro-CE x Mixto-PB ou VF4-PB (ida: 1 x 2)
- Jogo 8: Acauã-AL x Doce Mel-BA
Quartas
- Jogo 9: vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2
- Jogo 10: vencedor do jogo 3 x vencedor do jogo 4
- Jogo 11: vencedor do jogo 5 x vencedor do jogo 6
- Jogo 12: vencedor do jogo 7 x vencedor do jogo 8
Semifinais
- Jogo 13: vencedor do jogo 9 x vencedor do jogo 10
- Jogo 14: vencedor do jogo 11 x vencedor do jogo 12
Final
- Vencedor do jogo 13 x vencedor do jogo 14
Capital 2
Vitoria Raquel; Ana Keyla ⚽️, Reis 🟨, Dani Rezende e Parazinha; Buga, Roberta ⚽️🟨 (Drika), Eliúde (Laura 🟨) e Jumária (Kamila); Janeth e Ketelyn (Maylenne).
Técnico: Singo Santos
Ceilândia 1
Valeria; Micheli 🟨, Dayana 🟨, Talita, Bruna; Vitoria (Bia), Jéssica, Erica (Camilla) e Carol; Yrla (Luany) e Suyane ⚽️ (Kaka).
Técnico: Jayme de Oliveira