Por Bruno H. de Moura
Vice-líder do Grupo B do Candangão 2021, o Capital C.F publicou nota na tarde desta terça-feira (09/03) defendendo a volta do futebol em território candango. O Campeonato de Futebol do Distrito Federal está ocorrendo, integralmente, no entorno, em Goiás e Minas Gerais, por força de decreto do Governador Ibaneis Rocha que proibiu competições esportivas em Brasília.
Na nota, o time defende que todos os clubes testam atletas, diretores e comissão técnica a cada 15 dias, segue todos os protocolos de saúde necessários e que o futebol também é uma atividade econômica que gera emprego e renda para os envolvidos, pedindo “tratamento isonômico a nossa categoria, permitindo a continuidade do campeonato Profissional de Futebol do Distrito Federal”.
Não há sinais de que o GDF pretenda flexibilizar a proibição antes do dia 22/03, quando, em tese, acaba o atual lockdown no Distrito Federal. Por enquanto, Diogão em Formosa e Serra do Lago em Luziânia, recebem 10 jogos por rodada.
Íntegra da nota
Em um momento tão complicado no mundo inteiro, a única saída que nos resta é abraçar a ciência e segui-la em busca de dias melhores!
Por isso o Capital Clube de Futebol entende que o Futebol Profissional no DF tem totais condições de continuidade!
O primeiro motivo é que todos os envolvidos na competição estão sendo testados quinzenalmente. Todo o universo dos atletas, comissão técnica e demais envolvidos estão em um rígido controle sanitário, o que impede a proliferação do vírus. Se o universo do futebol fosse seguido por todas as demais atividades econômicas e pelos governantes, temos certeza que, com testes quinzenais como já indicado por especialistas, a pandemia não se alastraria como está nos dias atuais. Prova disso é que não houve até o momento nenhum caso positivo no elenco do Capital em 2021.
Outro fator que pesa é o econômico, pq sim, somos uma atividade econômica que gera emprego e renda para centenas… milhares de pessoas no DF! Louvamos a iniciativa dos governantes em permitir a retomada das escolas e academias, mas questionamos a razão de não permitir a prática esportiva em local aberto e com TODOS os envolvidos testados, como no caso do Futebol Profissional! Mais uma vez nos apegamos a ciência, ambiente aberto e com testagem em massa sr @ibaneisoficial.
As imagens desta postagem são dos testes sorológicos realizados no dia de hj, reforçando nosso compromisso em seguir rigorosamente as determinações sanitárias para levar segurança no exercício da profissão à nossos atletas, comissão técnica, staff e a todos os seus familiares.
Por acreditar na ciência, pelo desejo de exercer nossa profissão gerando emprego e renda de forma segura, pedimos as autoridades que seja dado tratamento isonômico a nossa categoria, permitindo a continuidade do campeonato Profissional de Futebol do Distrito Federal!
@celinaleao @flaviaarrudadf @juliocesarribeiro @giselleferreiradf @esporte.df @ffdfoficial @secsaudedf @rafaelprudentedep @jaquelinesilvadf