Na noite deste sábado (19/4), o Tricolor Candango recebeu a Aparecidense no Estádio JK, no Paranoá, para o primeiro confronto do clube do Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro. Com um jogador a menos após expulsão de Matheusão no meio da segunda etapa, o Coruja acabou perdendo por 1×0 para o Camaleão. Com o resultado, os donos da casa continuam zerados na competição, enquanto a Aparecidense marca os primeiros três pontos no Grupo A5.
Com um time titular muito modificado do que foi apresentando no Candangão BRB 2025, o Capital estreou na quarta divisão nacional. O duelo começou muito nervoso, com a equipe visitante ficando mais com a bola e um pouco melhor. Porém, no decorrer da etapa inicial, o clube do Distrito Federal conseguiu ter boas chances de gol, mas o duelo foi para o intervalo com o placar zerado. O segundo tempo foi bastante morno, com poucas chances. Após a expulsão de Matheusão, a Aparecidense cresceu no confronto e chegou ao gol da vitória aos 40 minutos.
Tudo igual nos primeiros 45 minutos do Capital na Série D
O confronto no Estádio JK começou bastante estudado, com os dois clubes tocando bola mais próximo do meio de campo. A primeira oportunidade foi da Aparecidense. Aos cinco minutos, Mário Henrique cruzou na área, mas Reynaldo saiu bem da meta e socou para longe. O time goiano teve que fazer uma substituição logo quando o relógio marcava 11 minutos. Higor Leite, lesionado, saiu para a entrada de Gui Meira. Na primeira chance do Capital, quase a rede foi balançada, com Wellington Carvalho mandando para própria meta, mas Matheus Alves fez a defesa.
Depois de um longo tempo sem chances para ambas as equipes, o Capital teve mais uma boa chance de abrir o marcador. Desta vez, Matheusão finalizou de bicicleta, o chute saiu errado e a bola sobrou na esquerda com Matheus Anjos. O camisa número 10 finalizou de primeira, mas a pelota acabou saindo pela linha de fundo. A Aparecidense respondeu na sequência, com Gui Meira. O meia arriscou de fora da área, a redonda foi em direção ao ângulo esquerdo de Reynaldo, mas acabou saindo pela linha de fundo.
Aos 27′, novamente a Aparecidense chegou com perigo. Novamente ele, Gui Meira, arriscou da entrada da área, a bola desviou na marcação e quase encobriu o goleiro Reynaldo, passando por cima da meta do Tricolor Candango. Na sequência o Capital respondeu da mesma forma. Rikelmi finalizou de longe, a redonda bateu na marcação e acabou saindo pela linha de fundo. O primeiro tempo foi correndo e mais chances de gol foram aparecendo.
Aos 32′, após cobrança de escanteio pela direita, Lucas Oliveira desviou na primeira trave. A redonda tirou tinta do travessão de Matheus Alves. A Aparecidense respondeu na sequência com João Marcos, que acabou finalizando de fora da área. Porém, a redonda acabou passando por cima da meta do Tricolor Candango. Aos 41′, novamente o Camaleão chegou ao ataque. Desta vez, Aleff Freitas arriscou de fora da área e Reynaldo defendeu com tranquilidade.
Um minuto depois foi a vez do Capital assustar. Após cruzamento na área, aconteceu um bate e rebate dentro da pequena área da Aparecidense. Porém, o árbitro marcou um toque de mão por parte do Coruja. O fim da primeira etapa foi se aproximando e os donos da casa continuavam em cima do adversário, porém, sem maiores finalizações e sustos para ambos os goleiros, Ronei Candido Alves encerrou o primeiro tempo aos 48 minutos.
Clique e saiba mais
- Kethleen Azevedo coloca acesso à Série A1 como maior objetivo da temporada
- APCEF/ADEF vence Leoas da Serra e segue na Supercopa Feminina de Futsal
- Veja como chega o Goianésia para jogo contra o Ceilândia pela Série D

Capital sofre gol aos 40 minutos da segunda etapa
A primeira oportunidade da segunda etapa foi do Capital. Matheus Anjos acabou finalizando de fora da área, porém, a bola ganhou altura e passou por cima da meta de Matheus Alves. Instantes depois foi a vez da Aparecidense chegar com perigo ao gol de Reynaldo, mas a bola não morreu no fundo das redes. Assim como no primeiro tempo, a volta dos vestiários também estava bem morna, com poucas chances para as duas equipes.
Dois minutos mais tarde, novamente os visitantes chegaram a meta do Capital. David cobrou falta na área, Buba subiu alto e cabeceou para o gol, mas a bola acabou saindo direto pela linha de fundo. Aos 17′, Tobinha entrou em campo e estreou pelo Tricolor Candango. O Capital sofreu um baque cinco minutos depois. Após mais uma entrada de cartão amarelo, Matheusão recebeu a segunda tarjeta e acabou sendo expulso. Com isso, o Tricolor Candango jogou o restante da partida com um jogador a menos.
O confronto continuou bastante morno, com pouquíssimas chances para ambos os clubes. O tempo foi passando e nada de gols no Estádio JK. A Aparecidense, mesmo com um jogador a mais, não conseguia pressionar de forma contundente a equipe do Capital. Aos 40′, após cruzamento na área, Stéfano Pinho arrematou para o gol, sem chances para Reynaldo: 1 a 0. Aos 41′, o Capital quase empatou. Tobinha recebeu na direita, limpou a marcação e finalizou para o gol. Matheus Alves espalmou para fora.
Aos 43′, novamente quase os donos da casa chegaram ao empate. Rodriguinho cruzou na área, Tobinha, cara a cara com o goleiro, finalizou. Matheus Alves, mais uma vez, fez a defesa e impediu o tento da igualdade. Dois minutos depois, Vinicius arrematou da intermediária, o goleiro da Aparecidense fez mais uma defesa e espalmou para fora. Aos 50′, o árbitro encerrou a partida.
O que vem por aí?
A segunda rodada da Série D do Campeonato Brasileiro acontece na semana que vem. O Capital entra em campo no sábado (26/4), fora de casa. O Tricolor Candango visita o Porto Velho, em Rondônia, às 17h. Já a Aparecidense também joga no dia 26 de abril. O clube goiano joga pela primeira vez em casa, no Estádio Anibal Batista de Toledo. A equipe enfrenta o Mixto, do Mato Grosso, às 16h.
Capital 0
Escalação: Reynaldo; Vinícius 🟨, Lucas Oliveira, Richardson e Mattheus Silva; Felipe Guedes, Rodriguinho e Matheus Anjos (Tobinha); Romarinho (Falcão), Rikelmi e Matheusão 🟨🟥
Técnico: Roberto Fernandes
Aparecidense 1
Escalação: Matheus Alves; David, Wellington Carvalho, Lucas Rocha (Vanderley) e Mário Henrique; Matheus Chaves (Dyego), Allef Freitas (Renan) e Higor Leite (Gui Meira); Buba, João Marcos e Júlio César 🟨(Stéfano Pinho ⚽)
Técnico: Lúcio Flávio