O Capital Clube de Futebol estreou em 2025 em competições nacionais e, logo no seu primeiro jogo de Copa do Brasil, conseguiu uma inédita classificação à segunda fase diante da Portuguesa/RJ. O time está, atualmente, na terceira fase do torneio após eliminar o Porto Velho, e agora espera o próximo adversário que será divulgado após o sorteio na sede da CBF.
Para a estreia na competição, a equipe anunciou nas redes sociais, orgulhosamente, um patrocínio pontual da Prefeitura Municipal de Pirenópolis para aquela partida com a marca #DescubraPirenópolis. A arte preparada contava sobre a nova chegada do patrocinador e foi divulgada tanto na página do time, quanto do município, e dava a entender se tratar de um patrocínio remunerado:
Ver essa foto no Instagram
O time ainda divulgou uma nota à imprensa, destacando o patrocínio como um novo passo para a agremiação. O Capital frisou que não divulgaria valores – o que pressuporia que eles existiriam – naquela oportunidade, mas deu a entender que houve uma remuneração pela publicidade no espaço mais importante do uniforme para aquele confronto:
Capital fecha patrocinador pontual para a Copa do Brasil
Prefeitura de Pirenópolis vai estampar propaganda na camisa do Tricolor para o jogo contra a Portuguesa (RJ)Pela primeira vez em quase 20 anos de existência, o Capital disputa uma Copa do Brasil. O time candango estreia na competição contra a Portuguesa (RJ) na quarta-feira (19), às 20 horas, no Estádio JK, no Paranoá. Para esse importante compromisso, o time fechou parceria com a Prefeitura de Pirenópolis e vai estampar “Descubra Pirenópolis” no uniforme.
Os valores não foram divulgados, mas o intuito do município é aproveitar a visibilidade que o time do Distrito Federal vem ganhando ultimamente e a exposição do jogo em nível nacional para destacar as belezas da cidade vizinha.
Virando a chave do Candangão, o time aposta no trabalho do grupo ao longo dos últimos dias para alcançar a classificação. Caso isso ocorra, a agremiação deve voltar à mesa para discutir com o Poder Executivo municipal uma possível ampliação da parceria para a próxima fase.
Com a exposição prevista, o objetivo é chamar a atenção para os principais atrativos da cidade que conta com cachoeiras, centro histórico tombado como patrimônio nacional, casas e igrejas do século XVIII e ruas de pedras, além de serras e mirantes. A região também oferece uma gastronomia vasta e festas e eventos para todos os gostos, sem falar que trata-se de um destino de esportistas como ciclistas e montanhistas. Atualmente, quase 80% dos visitantes são do Distrito Federal.
Clique e saiba mais
- Histórico! Capital vence Portuguesa nos pênaltis e avança na Copa do Brasil
- Torcida do Capital diz não ter envolvimento em briga e repudia violência
- Torcida do Ceilândia sofre ataque após partida da semifinal do Candangão
A reportagem do Distrito do Esporte acionou a Prefeitura Municipal de Pirenópolis via Lei de Acesso à Informação questionando o valor pago pelo anúncio. Em ofício assinado pelo Procurador Geral Pedro Ivo Crescente Alves Maciel o município afirmou que “não houve repasse de recursos, bem como a inexistência de ajuste, acordo, parceria firmado entre o Poder Público Municipal e o clube de futebol “Capital”, sediado no Distrito Federal.”
E continuou: “Cabe ressaltar, que o clube de futebol “Capital”, sediado no Distrito Federal, realizou a divulgação e exposicio da logomarca “Descubra Pirenépolis”, estampando esta na camisa do clube em partida realizada pela Copa do Brasil, para promoção do destino turistico Pirendpolis. “
O Procurador afirmou também que a divulgação não teria relação com a administração pública. Porém, no dia da partida, o prefeito do Município, Nivaldo Melo, compareceu ao Estádio e vestiu a camisa alusiva à cidade:

Após a Prefeitura negar que tenha tido qualquer gasto, compensação ou parceria com o Capital, a reportagem procurou a equipe por meio da sua assessoria de imprensa, a qual, em um primeiro momento, reencaminhou a nota já colada neste texto. Após a reportagem indagar novamente se houve algum tipo de compensação – em dinheiro ou de outra forma – o clube mudou de versão e afirmou que se tratou de uma cessão de espaço não onerosa, cujo objetivo era fomentar o turismo na região do entorno de Brasília. Veja a nota na íntegra:
O Capital informa que se tratou de uma parceria não onerosa com o objetivo de fortalecer o turismo no Centro-Oeste, principalmente por ser uma localidade com fortes vínculos junto ao Distrito Federal, uma vez que a partida tinha relevância nacional. Na oportunidade, o espaço estava livre e foi franqueado ao Executivo municipal, o que pode ocorrer com outras localidades havendo interesse mútuo, para o bem do futebol e do DF, bem como buscando fortalecer a marca do clube.
A reportagem apurou que o clube preferiu dar espaço para um município do entorno por entender que seria menos burocrático que anunciar as atrações turísticas do Distrito Federal, além de ter tido uma boa receptividade da gestão local. O clube teria pensado em oferecer o mesmo espaço para outras cidades para o confronto contra o Porto Velho, mas por um acúmulo de atividades a iniciativa não foi renovada para o segundo confronto.