Por João Marcelo Pepi
Fora da zona de classificação à próxima fase, na sétima colocação, o Santa Maria recebeu o Capital na tarde desta quarta-feira (02/02) no estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO). A Coruja chegou na cidade goiana pressionada por estar na penúltima posição, à frente somente do Unaí. Porém, com a bola rolando, o Capital mostrou superioridade e chegou à sua primeira vitória no Campeonato Candango. Rafael Grampola, Felipe Clemente e Romarinho marcaram pela Coruja, e Fagner descontou para o Santa Maria.
Na zona de rebaixamento, o Capital foi o primeiro clube a marcar com Romarinho após cruzamento de Felipe Clemente. Em outra bola aérea, Thiago Magno achou Fagner livre e o Santa Maria chegou ao empate. Novamente um cruzamento de Felipe Clemente, mas dessa vez Rafael Grampola marcou um lindo gol de bicicleta. Na segunda etapa, o Santa Maria começou bem, mas o arqueiro Julio César se atrapalhou e Felipe Clemente não desperdiçou, marcando o terceiro gol da sua equipe.
Rafael Grampola marca golaço e deixa Capital à frente no placar
Com início bastante estudado, Santa Maria e Capital fizeram os primeiros dez minutos sem grandes oportunidades. Porém, aos 15′, o Capital abre o placar com Romarinho. Felipe Clemente faz cruzamento pela direita e o camisa sete da Coruja cabeceia para o fundo do gol. O empate do Santa Maria veio aos 26′ em jogada aérea. Após bom cruzamento de Thiago Magno pela direita, o meia achou Fagner livre, que bateu de chapa e não deu chance ao goleiro Léo Rodrigues.
Dois minutos depois, a Coruja volta à frente do placar. Felipe Clemente avançou pelo lado direito de ataque, cruzou na área e Rafael Grampola emendou uma linda bicicleta, marcando um golaço no estádio goiano. Quando o cronômetro marcava 33′, Charles aproveitou o vacilo da defesa do Santa Maria e chutou forte para o gol, mas Dedé interviu e evitou o terceiro gol do Capital. Cerca de sete minutos depois, Thiago Magno chutou de fora da área, mas a bola subiu e não assustou Léo Rodrigues.
Trapalhada de goleiro e vitória do Capital
O Santa Maria começou o segundo tempo de forma incisiva. Logo aos seis minutos, Thiago Magno cortou a defesa do Capital e cruzou na medida para Watthimem. O artilheiro da Águia, livre, cabeceou mal e perdeu uma grande oportunidade de empatar o confronto. Quatro minutos depois, Thiago Magno cobrou escanteio, a bola passou por todo mundo e Renildo desviou, mas Léo Rodrigues salvou sua equipe.
Aos 19′, o Capital cobra falta na área e o arqueiro Julio César sai muito mal na bola, e por pouco não engole um verdadeiro frango. Na saída de bola, a trapalhada continua e o goleiro solta a bola nos pés de Felipe Clemente. O atacante não desperdiça e chuta de fora da área, com Julio César fora do lance, para aumentar o placar da Coruja. No minuto seguinte, Igor tentou surpreender Léo Rodrigues e encobrir o goleiro de muito longe, mas o arqueiro da Coruja, atento, faz ótima defesa.
Com 28′, Andrey cobrou falta de muito longe e tirou tinta da trave esquerda de Léo Rodrigues. Próximo do minuto 40, Judson recebeu lançamento e quase marcou o quarto do Capital. Porém, aos 42, o Capital deu números finais à partida. Na cobrança de escanteio, Wallace escorou de cabeça e Emerson Silva, que acabara de entrar, cabeceia para marcar o quarto gol do confronto. Com a vantagem no placar, o Capital segurou o confronto e venceu pela primeira vez na competição.
SANTA MARIA 1
Julio César; Da Silva (Bruno), Dedé, Leandro, Eder Miller; Andrey, Kessi (Igor), Thiago Magno 🟨 (Élber), Vagner; Fagner ⚽ e Watthimem (Renildo).
Técnico: Erivaldo Silva
CAPITAL 4
Léo Rodrigues; Gabriel, Juan Pablo, Wallace, Felipe Assis; Paulo Henrique, Sandy (Maicom), Charles (Judson); Romarinho ⚽ (Pedro Henrique), Felipe Clemente ⚽ (Emerson Silva ⚽) e Rafael Grampola ⚽ (David Souza).
Técnico: Édson Porto