Algumas horas após ser derrotado na final do Candangão 2025, na manhã deste domingo (30/3), o Capital emitiu uma nota oficial nas redes sociais em protesto à penalidade assinalada pelo árbitro Pedro Alves à favor do Gama. O clube alega que o lateral direito Vinícius teria recolhido o corpo e evitado o contato com Lucas Piauí, que na visão do tricolor, haveria procurado a colisão com o defensor em busca de conseguir o pênalti. Além da reclamação pública, a Coruja também confirmou que irá oficiar uma reclamação à Federação de Futebol do Distrito Federal.
Durante a nota, o Capital usou como exemplo o caso de erro de arbitragem na semifinal do Campeonato Paulista, onde uma penalidade foi mal marcada a favor do Palmeiras diante do São Paulo. Na ocasião, o pênalti acabou por eliminar o Soberano, já que o confronto terminou em 1 a 0 para o verdão. O tricolor paulista também enviou uma reclamação para a Federação Paulista de Futebol, que alguns dias após a partida, admitiu a falha do árbitro no lance e deu razão ao protesto do clube prejudicado.
Clique e leia mais:
- Heróis do título, Luan e Rinaldi comentam conquista do Candangão pelo Gama
- Gama se isola como o maior campeão da história do Candangão; veja o ranking
- Saídas importantes: Brasiliense perde atletas da equipe titular para 2026
Agrega peso à alegação do Capital fotos divulgadas do árbitro da final com a camisa do Gama que rodaram as redes sociais antes do confronto. Até o momento, o juiz da decisão e a FFDF não se pronunciaram sobre as imagens que foram divulgadas.
O Capital afirmou na nota que pediu à entidade as imagens e o áudio utilizados pela central da arbitragem de vídeo na checagem do lance. De acordo com o clube, em uma jogada tão complicado para o árbitro principal, a utilização do VAR seria essencial.
Por ser erro de fato e não de direito é improvável que o oficio gere qualquer alteração no título do Gama. A medida, porém, pode pressionar a FFDF a emitir uma posição oficial, assim como a FPF acabou por fazer após forte cobrança da imprensa e da torcida do São Paulo.
Pênalti claro, as imagens não mentem!