Horas depois de anunciar o desligamento de Paulinho Kobayashi do comando técnico, o Capital agiu rápido e fechou com um novo treinador para a sequência da temporada. O escolhido foi o experiente Marcelo Cabo, ex-Água Santa-SP. No currículo, o comandante de 58 anos dirigiu o Vasco da Gama, Ceará e Goiás. Além da experiência como treinador, Cabo também foi o observador técnico da Seleção de Dunga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
O último trabalho de Marcelo Cabo foi no controle do Água Santa, durante o Campeonato Paulista desta temporada. No entanto, foram apenas oito dias sob o comando do ‘Netuno’. Isso porquê a breve passagem do treinador foi interrompida após uma sequência de três derrotas seguidas no estadual. Dentre elas, estavam o revés de 2 a 1 para o Corinthians e São Bernardo, além da goleada sofrida na estreia do Paulistão por 6 a 0, diante do Mirassol.
Apenas em 2024, Cabo dirigiu quatro clubes diferentes. No começo da temporada esteve sob o comando do CSA, de Alagoas por três meses. Ele estava no clube desde o ano anterior. Do ‘Azulão’, rumou seguiu em território nordestino, agora para dirigir o ABC, de Natal. Comandou o time durante dez rodadas da Série C, mas deixou o comando técnico depois de conquistar apenas uma vitória no período. Ainda na terceira divisão nacional, dirigiu o Floresta-CE em 16 oportunidades. Por fim, se transferiu ao Brusque, na Série B, onde ficou por três meses.
Clique e leia mais sobre o Capital:
- Adversários dos times do DF na Copa do Brasil são definidos; veja os duelos
- Caiu: Paulinho Kobayashi não resiste à sequência negativa e é desligado do Capital
- Devido à lesão de Luan, Capital vai ao mercado e contrata goleiro
Em toda a carreira, Cabo dirigiu outros clubes conhecidos do cenário nacional. A de maior destaque foi em 2016, quando levou o Atlético Goianiense ao título da Série B do Brasileirão. Ainda pelo time goiano, conquistou o estadual de 2020. Outras passagens de destaque foram em Alagoas: Marcelo foi bicampeão alagoano tanto com o CSA (2018 e 2019), quanto com o CRB (2020 e 2022). Dos chamados 12 grandes, o treinador passou pelo Vasco da Gama, em 2021, sem muito destaque. Pelo Cruzmaltino, conquistou a Taça Rio daquele amo.
Experiências em Copas do Mundo
Hoje com 58 anos, o novo comandante do Capital tem um extenso currículo. Antes de se tornar técnico de fato, Cabo colecionou experiências em duas Copas do Mundo. A primeira foi em 2006, como auxiliar da seleção da Arábia Saudita. Naquela edição do mundial, os sauditas amargaram a última colocação do Grupo H, seguido pela Tunísia, Ucrânia e Espanha. Quatro anos depois, integrou a comissão técnica do Brasil, ao lado de Dunga e Jorginho, como observador-técnico. Naquela edição, a ‘Canarinho’ caiu nas quartas, eliminada pela Holanda.
![Marcelo Cabo](https://distritodoesporte.com/wp-content/uploads/marcelo_cabo_jorginho_e_dunga-300x225.webp)