20.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Candangão terá transmissões da FFDF TV e clubes; veja como ficou a divisão

FFDF TV transmitirá, com exclusividade, de dois a três jogos do Candangão 2024 por rodada. Demais partidas serão de responsabilidade dos clubes mandantes

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo Pepi e Bruno H. de Moura
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e Associação Brasileira de Cronistas Desportivos (ABCD) se reuniram na tarde desta quarta-feira (10/1) para definir as transmissões das partidas do Campeonato Candango 2024. A FFDF transmitirá dois ou três confrontos, com exclusividade, por rodada em seu próprio canal do YouTube. As demais partidas poderão ser transmitidas por quaisquer veículos, caso tenha autorização por parte do clube mandante.

Detentora dos direitos de transmissão do Candangão 2024, a FFDF transmitirá de dois a três jogos por rodada, com exclusividade. As partidas poderão ser acessadas, de graça, pelos torcedores no canal próprio no YouTube, a FFDF TV. Na primeira rodada, a FFDF TV transmitirá as partidas de estreia entre Real Brasília x Ceilândia no sábado (13/1) às 15h30, e Gama x Planaltina às 19h30.

As demais partidas serão de responsabilidade dos clubes mandantes. Assim, os veículos de comunicação que queiram fazer imagens ao vivo dos jogos, precisa da autorização da equipe com mando de campo. Para a primeira rodada, Brasiliense x Ceilandense e Paranoá x Capital terão transmissões dos próprios canais. Outra partida da rodada, Santa Maria x Samambaia, ainda não tem confirmação por parte do time mandante.

- Continua após a publicidade -

Veja os clubes que liberarão ou não as transmissões

A equipe de reportagem do Distrito do Esporte conversou com representantes de Ceilândia, Paranoá e Santa Maria. Os clubes confirmaram que irão liberar os demais veículos de comunicação para transmitirem os confrontos que forem mandantes. Samambaia e Brasiliense vão transmitir com canal próprio, mas não apresentaram objeção à transmissão dos demais. O Ceilandense também permitiu divulgação das imagens ao vivo dos jogos em que for mandante, mas informou que não terá TV própria.

O Planaltina, recém-promovido à elite do Candangão, informou que terá transmissão própria no canal oficial e não irá permitir que outros veículos façam imagens ao vivo das partidas no qual o PEC for o mandante. Capital, Ceilandense, Gama e Real Brasília ainda não decidiram se irão ou não liberar as transmissões para os demais veículos de comunicação.

Veja a nota na íntegra

Após longa negociação, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) chegaram a um denominador comum que permitirá a transmissão, com imagens, de parte do Campeonato Candango de Futebol Profissional da Série A pelos veículos de imprensa de Brasília filiados à ABCD. 
Toda rodada, a ABCD e a FFDF sentarão e definirão os jogos que serão exclusivos da Federação, podendo ser de 2 a 3 por rodada, e aqueles liberados aos cronistas desportivos do DF. Serão informados também os jogos que os clubes irão transmitir à cada rodada. As semifinais e a final ainda serão negociadas entre as partes. 
O modelo foi adotado na Segunda Divisão Masculina de 2023. Os jogos de exclusividade da FFDF não poderão ser transmitidos nem pelos canais oficiais dos clubes, nem pelos demais veículos. As demais partidas poderão ser feitas desde que haja permissão do clube mandante. A autorização será dada pelo responsável pela equipe diretamente ao coordenador do veículo que deverá encaminhá-la à ABCD e à FFDF por email. Alguns clubes já indicaram à presidência da ABCD que deverão liberar aos veículos interessados. 
Além disso, será adotado um padrão pelos que interessarem em transmitir as partidas, tanto aqueles contratados pela FFDF para transmissão nos canais oficiais da entidade, quanto os dos demais veículos. A descrição técnica será enviada em um documento a parte. Será, ainda, necessário adotar o nome oficial da competição nas coberturas: Candangão BRB 2024. 
As regras aqui descritas não se aplicam à transmissão de áudio por rádios e radioweb, muito menos à cobertura fotográfica ou de texto, sendo exclusivamente para transmissão ao vivo sincrônica de imagens.
A medida reforça a parceria entre FFDF e crônica esportiva do DF no aumento da cobertura do torneio e na democratização do mesmo. O Distrito Federal é o único estado brasileiro que adota essa modalidade de transmissão da competição. 

Daniel Vasconcelos – Presidente da FFDF
Bruno Henrique de Moura – Presidente da ABCD

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P