Uma das equipes mais tradicionais no futebol feminino no Distrito Federal, o Ceilândia não participará do Campeonato Candango da categoria na temporada 2021. Nesta segunda-feira (16/8), dia em que foram confirmados detalhes como data de estreia e regulamento da competição, a diretoria do Gato Preto publicou nota oficial explicando os motivos para a ausência após seis anos seguidos na disputa.
No comunicado, o alvinegro explica que não conseguiu garantir a participação no prazo estipulado pela federação local. Segundo o clube, isso aconteceu “devido à mudança de metodologia de confirmação das equipes”. “O Ceilândia acabou não confirmando a sua participação no prazo estipulado pela FFDF, mesmo que em outros momentos a confirmação se dava apenas no dia do arbitral final”, diz o texto.
Assinado pela diretoria alvinegra, o comunicado reclama, ainda, do que denominou como “falta de bom senso da FFDF a uma equipe que sempre esteve somando nas competições locais”. O chegou a iniciar a montagem do elenco para mais uma participação no Candangão. O grupo teria acertado com algumas jogadores em atividade por outras equipes e seria comandado pelo técnico Celio Lino e o coordenador Sidney Resende.
“Mesmo com várias dificuldades, estávamos trabalhando na formação e planejamento de nossa equipe, em diversas rodas de reuniões definindo nossos planejamento”, diz o Ceilândia, que chegou a negociar patrocínios para o time feminino. “Sobre a liderança de Moacir Júnior, estavam acontecendo diversas reuniões com o empresariado local no intuito de estruturarmos o trabalho”, segue o comunicado.
“O Ceilândia Esporte Clube vem a público se desculpar com atletas, membros da comissão técnica, diretores, torcedores e a imprensa local pela ausência na competição 2021”, encerra o texto. Uma das forças locais da modalidade, o alvinegro teria a chance de brigar por uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro. Com Real Brasília, Cresspom e Minas Brasília em divisões superiores, a vaga ficará entre Estrelinha, Aruc/Fúrias e Legião.
Mudança no regulamento
Os detalhes do Campeonato Candango Feminino foram definidos em reunião do Conselho Arbitral do torneio na manhã desta segunda-feira (16/8). Ao contrário dos últimos anos, a disputa será no formato de pontos corridos com jogos de ida e volta. Os dois melhores se classificam para a final em partida única. O primeiro colocado jogará pelo empate. O pontapé inicial será 25 de setembro. A final única acontece em 4 de dezembro.
Candangão Feminino – 1ª rodada
25 de setembro
Legião x Cresspom
Minas Brasília x Estrelinha
Real Brasília x Aruc/Fúrias
Veja, na íntegra, a nota do Ceilândia
O Ceilândia Esporte Clube, vem através da presente nota esclarecer os motivos que levaram a nossa equipe feminina a não participar do Campeonato Brasiliense Feminino 2021:
1- Já é de conhecimento da comunidade esportiva local que o Ceilândia nos últimos seis anos esteve presente em todas as competições organizadas pela FFDF;
2- A equipe Feminina do Ceilândia esteve entre as finalistas em diversas competições no Distrito Federal;
3- Mesmo com várias dificuldades estávamos trabalhando na formação e planejamento de nossa equipe;
4- Já estávamos com a comissão técnica montada, onde teríamos Celio Lino como treinador e nosso coordenador o Senhor Sidney Resende (Cid);
5- Estávamos em diversas rodas de reuniões definindo nossos planejamento;
6- Sobre a liderança de Moacir Júnior estava acontecendo diversas reuniões com o empresariado local no intuito de estruturarmos o trabalho,
7- Parte das atletas que iriam compor nosso elenco já estavam em atividades, disputando diversas outras competições;
8- Já havíamos realizados diversas conversas e contatos com atletas locais e de outros estados para comporem o elenco 2021,
9- Contudo, devido à mudança de metodologia de confirmação das equipes, o Ceilândia acabou não confirmando a sua participação no prazo estipulado pela FFDF, mesmo que em outros momentos a confirmação se dava apenas no dia do arbitral final, devido a esse fato, o Ceilândia com sua equipe feminina ficará de fora do certame 2021, mesmo tendo ocorrido falta de bom senso por parte da FFDF a uma equipe que sempre esteve somando nas competições locais;
10- Contudo o Ceilândia Esporte Clube vem a público se desculpar com atletas, membros da comissões tecnicas, diretores, torcedores e a imprensa local pela ausência na competição 2021.
Diretoria Ceilândia Esporte Clube