30.5 C
Brasília
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Candangão 2022 terá quadrangular semifinal e finais em dois jogos

Todos os 10 clubes da elite decidiram formato e datas de início e término do Candangão 2022

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Está dada a largada para a temporada 2022 do futebol candango. Na manhã desta terça-feira (09/11), os presidentes dos dez clubes participantes da elite local se reuniram no restaurante Fausto e Manoel, no Lago Sul, para decidir as regras e outros detalhes da disputa da próxima temporada do Campeonato de Futebol do Distrito Federal da Primeira Divisão, o Candangão.

A informação mais esperada era o modelo da competição. Ao final, os clubes decidiram fazer uma primeira fase de todos contra todos e um quadrangular na segunda fase dos quatro melhores, jogando todos contra todos, classificando os dois melhores para finais em dois jogos. Ao todo 17 datas na competição. O torneio começa dia 22 de janeiro e termina em 2 de abril.

- Continua após a publicidade -

Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Luziânia, Paranoá, Santa Maria, Taguatinga e Unaí se fizeram presentes. Pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o presidente Daniel Vasconcelos e o diretor de competições Márcio Coutinho e, pela Comissão de Arbitragem, Almir Camargo.

De surpresa, Luiz Estevão, depois de sete anos ausente, retornou a um arbitral. Sentou ao lado de Luíza Estevão, sua filha e vice-presidente do clube familiar Brasiliense. Na primeira fala, saldou os presentes, agradeceu à sua filha Luíza Estevão por ter comandado o time durante o período de sua prisão e felicitou a mudança de regulamento com diminuição do número de clubes.

Luiz Estevão e Luíza Estevão juntos no arbitral – Danilo Queiroz/Distrito do Esporte

Representando a PMDF, o Major Senna do Departamento de Operações pediu que não fossem marcados jogos nas datas do carnaval, que as partidas fossem em várias dias, à exceção da rodada final.

As inscrições terão data limite até a final da primeira fase. Os cartões amarelos zeram nas duas fases, primeira e quadrangular semifinal.

Clássico na segunda rodada

Já foram sorteadas todas as rodadas da competição. E logo na segunda Gama e Brasiliense farão o clássico local com mando do Gama. Capital e Taguatinga fazem jogo importante na primeira rodada, assim como Santa Maria o clássico local na 6ª rodada, com Ceilândia e Paranoá na última.

Primeira rodada

Brasiliense x Paranoá

Ceilândia x Gama

Capital x Taguatinga

Luziânia x Brasília

Unaí x Santa Maria

Estádios de cada clube

Os clubes foram consultados sobre os estádios que pretendem mandar seus jogos. Até o momento Ceilândia, Gama e Brasília não tem casa. Serejão, Serra do Lago, Urbano Adjuto e JK deverão abrigar 2 times cada.

Brasiliense – Serejão
Taguatinga – Serejão
Luziânia – Serra do Lago
Unaí – Urbano Adjuto
Santa Maria – Serra do Lago
Paranoá – JK
Capital – JK
Ceilândia – sem estádio (possibilidade do Rorizão)
Gama – A definir
Brasília – A definir

Sugestões de clubes e da FFDF para formato do torneio

A FFDF sugeriu aos clubes duas propostas de modelo de competição. Na primeira, formar um campeonato com primeira fase de todos contra todos em turno único, computando nove clubes para cada. Na segunda fase, haveria um quadrangular e depois final em dois jogos.

A proposta da FFDF foi de início da competição em 22 de janeiro e fim da primeira fase em 20 de fevereiro, com jogos meio de semana e final de semana. A segunda fase terá início em 5 de março, com término no mesmo mês. A grande decisão do Candangão 2022 será em 6 de abril.

A segunda primeira fase de todos contra todos e, ao invés de quadrangular, semifinal – 1º contra 4º e 2º contra 3º – e depois final em dois jogos. Godofredo Gonçalves, presidente do Capital, propôs que fosse apenas uma final, mas a proposta não foi para frente.

O presidente do Gama, Weber Magalhães, propôs primeira fase de todos contra todos, classificando seis divididos em duas chaves de três, passando dois de cada chave para semifinais e depois final.

Já Ari de Almeida se preocupava não com o formato, mas com as datas da competição. O Ceilândia de Ari rogou que o campeonato fosse até dia 2 de abril, o que daria 10 dias de intervalo para a disputa da Série D, competição que o Gato Preto jogará com o Jacaré em 2022.

Enquanto isso ,Luiz Estevão defendeu que quanto mais jogos na competição melhor para todos, até mesmo pelas curtas distâncias entre as sedes do clubes. “O torcedor só toma conhecimento da existência do futebol de Brasília se tiver muitos jogos”, destacou. Estevão subscreveu a proposta 1 da FFDF.

Já Edmilson Marçal destacou a questão financeira do Banco Regional de Brasília. Segundo o líder do Taguatinga pela forma como será determinado o modelo da competição poderá haver uma perda de até R$ 1 milhão do BRB. Por isso, Marçal apresentou como ideia 18 partidas, apenas uma fase com todos contra todos. Ninguém concordou. Marçal sugeriu, em seguida, 10 jogos, nove de todos contra todos e uma final.

Depois de muita discussão, sobre o modelo de votação, votou-se a de Marçal e uma do Major Elias, de primeira fase e semifinal e final em dois jogos. Ganhou a proposta dois, de Elias, com seis votos, contra três abstenções e um voto na do Marçal – dele próprio.

Ao final, sobrou a proposta da FFDF/Luiz Estevão contra a de Major Elias. A primeira com 17 datas, a segunda com 13 datas. A primeira quadrangular semifinal com seis jogos, a segunda semifinal e final. Seis a quatro para a proposta de Luiz Estevão/FFDF, com início do campeonato dia 22 de janeiro e final em 6 de abril de 2022.

Para mudar o regulamento, a FFDF precisou pedir uma autorização especial à CBF em respeito à Lei Pelé, que exige manutenção de dois anos de um mesmo formato.

Troféu do Candangão 2022 – Foto: Alan Rones
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P