Por Bruno H. de Moura e Danilo Queiroz
O futebol candango tem uma nova equipe na lista de filiados da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Conforme adiantado pelo Distrito do Esporte no sábado (11/3), uma reunião realizada nesta quarta-feira (15/3), na sede da entidade, formalizou a inclusão do Canaã Esporte Clube no quadro associativo da capital. Assim, o time pode disputar torneios em âmbito local.
Cumprindo os ritos previstos no estatuto da entidade local, 17 clubes avaliaram o projeto apresentado pelo Canaã: Aruc, Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Ceilandense, CFZ, Gaminha, Grêmio Valparaíso, Luziânia, Paranoá, Real Brasília, Riacho City, Samambaia, SESP/Samambaense e Unaí deram voto favorável para o clube, inicialmente da Bahia, abrir uma sede na capital federal.
Considerando haver um número elevado de clubes nos certames locais, o Gama foi o único a proferir voto contrário. Mesmo assim, o Canaã foi considerado apto por maioria para se filiar à FFDF. No encontro de discussão movimentada, a nova equipe local apresentou as ideias para jogar torneios locais. De início, o interesse do time é disputar apenas torneios de base.
Ver essa foto no Instagram
O Canaã ainda não definiu em qual cidade ficará sediado. A decisão deve ser tomada em breve, quando a equipe iniciará a migração para o Distrito Federal. No início do mês de março, o Vento Forte, como é conhecido na Bahia, realizou uma peneira em Planaltina de Goiás, município no entorno de Brasília. Na ocasião, oito jogadores foram selecionados pela equipe.
Com a aprovação confirmada pelos clubes pelo placar de 16 a 1, o Canaã vai precisar quitar as obrigações financeiras com taxas da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). No estatuto, a entidade local prevê o pagamento de 600 salários mínimos. Atualmente, o montante chega na casa de R$ 792 mil. Na reunião, ficou definido o repasse da quantia em 12 parcelas.