30.5 C
Brasília
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Campeão em 2014, Brasília flerta com a Copa Verde: “pensaríamos com carinho”

Paquerando o torneio regional, o Colorado dependeria de série de desistências, mas sonha com convite. "A Copa Verde está guardada no coração de cada torcedor"

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

A lembrança de um relacionamento glorioso está enchendo os corações colorados de amor. Em meio a diversas desistências envolvendo os clubes aptos a disputar a Copa Verde, o Brasília sonha com um possível convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ocupar uma das vagas em busca da taça de 2019. Campeão da primeira edição do torneio sustentável em 2014, o Colorado cogita dizer “sim” para reatar o casamento com o torneio regional caso receba um chamado da entidade máxima do futebol brasileiro.

A paixão entre Brasília e Copa Verde precisaria percorrer um longo caminho para acontecer, mas os primeiros passos para reatar o relacionamento já foram dados. Até o momento, pelo menos seis equipes já sinalizaram que não devem disputar a competição. Por questões financeiras e de calendário, Atlético Goianiense, Vila Nova, Palmas, Operário, Corumbaense e Rondoniense declinaram da possibilidade. Os 24 times habilitados tinham até terça-feira (4/6) para formalizar a desistência sem sofrer sanções que causariam danos desportivos.

- Continua após a publicidade -

Para preencher os lugares disponíveis, a CBF deve utilizar o seu Ranking Nacional de Clubes (RNC). A tendência é que as equipes das federações aptas a disputar a Copa Verde mais bem colocados na lista nacional recebam os convites para compor a Copa Verde. Os primeiros times em stand-by para o torneio são a Aparecidense, que já recusou um possível chamado para disputar o regional, e o Ceilândia, que deve seguir o mesmo caminho, já que está com o elenco inativo desde o fim do Campeonato Candango.

No fim da fila, o Brasília precisaria contar com uma série de outras desistências em âmbito nacional para estar apto via RNC. Porém, a tradição na Copa Verde é um dos trunfos do Colorado para flertar com um improvável, mas possível convite para voltar ao torneio. Consultado pelo Distrito do Esporte, o campeão do regional de 2014 não descartou a possibilidade de aceitar. “Caso surja um convite oficial da CBF, estudaremos a proposta com o maior carinho do mundo”, avisou o clube por meio de sua assessoria de imprensa.

O Avião do Cerrado também disse estar atento à movimentação de rompimento de outras equipes com a competição regional. “A Copa Verde foi um marco na história do clube e nos possibilitou disputar uma competição internacional (a Copa Sul-Americana de 2015, onde caiu na segunda fase). Esse torneio está guardado no coração de cada torcedor colorado. Estamos monitorando as desistências. Agora é aguardar o posicionamento da CBF”, finalizou o clube. A paquera colorada já está lançada.

Elenco estará em atividade

Segundo cronograma disponibilizado pela CBF, a tendência é que a Copa Verde tenha bola rolando em 24 de julho. Com o time de juniores já em ação pelo Campeonato Candango da categoria, o Brasília teria jogadores à disposição para vestir a camisa colorada no regional. Em agosto, em paralelo com o torneio sustentável, o Avião estará cumprindo compromissos válidos pela Segunda Divisão do Distrito Federal, onde busca o acesso à elite local. Vontade não falta. A possibilidade agora está nas mãos da CBF.

Copa Verde 2019

Depois de muita incerteza, a CBF confirmou que a sexta edição da Copa Verde será disputada no segundo semestre da temporada. A mudança repentina no calendário e o viés financeiro foram as principais justificativas de muitas das desistências já anunciadas. Devido ao bom desempenho no Campeonato Candango de 2018, Sobradinho e Brasiliense têm vaga garantida para representar o Distrito Federal. O título colorado de 2014 é o único candango na história do torneio.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P