17.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Buscando ressurgir, Brasília faz rebranding e adota nova identidade visual

Elaborada por agência, modificação foi a nona mudança de escudo na história do Brasília. Veja o novo e relembre os anteriores

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Oito vezes campeão do Campeonato Candango e dono da taça da Copa Verde de 2014, o Brasília quer voltar a escrever capítulos dourados em sua história no futebol local. Querendo se reinventar, o clube colorado começou pela sua identidade visual e promoveu um rebranding no seu escudo, alterando as características de sua marca principal pela nona vez em sua história.

Depois da tentativa frustrada em 2015, o Brasília confiou a missão de modernização à Calix Propaganda. A agência foi a responsável por toda a criação do projeto do novo manual de aplicação. Agora, o escudo é composto basicamente por traços que substituem e lembram o antigo formato circular da marca. O nome e o ano de fundação do clube permanecem na proposta, mas em uma nova posição.

- Continua após a publicidade -

Inspirada no case bem-sucedido do rebranding feito pelo Athletico Paranense, a diretoria do Colorada realizou a mudança com a intenção de imprimir a marca da nova gestão que estará à frente do clube nos próximos anos, mas preservando a identidade histórica do Brasília. A vontade de inserir traços modernos, assim como os que são marca notória da capital federal, também esteve presente no projeto.

A empresa, inclusive, foi quem divulgou a primeira imagem do escudo através das redes sociais. “A Cálix reformulou a identidade visual do Brasília Futebol Clube, um dos times mais tradicionais da cidade. Com linhas mais modernas e fontes em sintonia com o mundo digital, a nova proposta já estampa os uniformes dos jogadores e todo o material gráfico da equipe”, resumiu.

Arte: Danilo Queiroz/Distrito do Esporte

Nona mudança na história

Com 45 anos de história, o Brasília terá sua nona versão de escudo. A primeira foi utilizada entre 1975 e 1978, quando ganhou um formato circular, mas com a mesma composição em vermelho no centro. Em 1980, o colorado adicionou pela primeira vez seu nome em uma marca na camisa. A versão, que ainda carregava a alcunha “Esporte Clube”, foi utilizada até a temporada de 2000, quando o clube foi comprado por investidores.

Com isso, houve a primeira grande mudança, com o time adotando as cores vermelho, azul e verde e passando a se chamar Brasília Futebol Clube. Com o fracasso da gestão em 2002, Weber Magalhães, que já havia sido presidente da equipe, reassumiu e resgatou os tons usados tradicionalmente, assim como implementou a primeira versão do escudo em formato circular e bastante próximo do atual.

Em 2008, o clube fez apenas uma pequena atualização ao adotar o fundo do escudo com a cor predominantemente vermelha, mantendo as inscrições com o nome e o ano de fundação do Brasília. No ano de 2013, um novo rebranding fez uma modernização de conceito aos elementos da identidade visual do clube. O modelo foi utilizado pelo Colorado até a atual temporada.

Nova reformulação após fracasso de 2015

Essa é a segunda reformulação que o Brasília faz em seu escudo em um espaço de cinco anos. Em 2015, quando se preparava para disputar a Copa Sul-Americana, o clube colorado apresentou uma forte mudança no conceito que era utilizado anteriormente. Na época, a ousada ação de marketing foi liderada pela equipe de marketing da equipe e envolveu a aplicação do azul e até mesmo a mudança de mascote, que passou a ser uma Águia.

A novidade, porém, não durou muito. A torcida do Brasília julgou que as modificações descaracterizavam a tradição do Colorado Candango e reprovou as mudanças em massa, passando a fazer pressão pela retomada do padrão antigo. As reclamações surtiram efeito e três dias depois o time voltou atrás na decisão e informou que iria usar a identidade visual tradicional na Sul-Americana, o que, de fato, aconteceu.

Segunda Divisão de 2020

De olho em uma retomada, o clube jogará neste ano a Segunda Divisão do Campeonato Candango, torneio em que tenta sair desde a temporada de 2018. O Brasília disputará o torneio no grupo B ao lado de Santa Maria, Cruzeiro e Samambaia. Neste ano, a competição será de tiro curto e está marcada para ter bola rolando em 14 de novembro, com a final marcada para 5 de dezembro.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Um time com tantas mudanças no seu escudo não pode ser sério. Não tem identidade, a cada diretoria que assume muda o escudo. Mantenha esse último definitivamente ou volte ao da sua fundação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P