22.5 C
Brasília
sexta-feira, 25 de abril de 2025

BRB e DER assinam protocolo de intenções de reforma do autódromo

Governador Ibaneis Rocha visitou obras de reconstrução de 5,4km de asfalto do percurso. Banco assumirá gestão para transformar em arena multiúso

- Continua após a publicidade -

As obras no Autódromo de Brasília seguem em andamento. Nesta terça-feira (19/10), o circuito recebeu a visita do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Na cerimônia, o Banco de Brasília (BRB) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) assinaram um protocolo de intenções para as obras de reconstrução da pista. A ideia é devolver o equipamento à população brasiliense como uma arena multiúso.

Agora, o autódromo, que pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap), será gerido pelo BRB. O DER-DF atuará como parceiro na reforça do espaço de corridas da capital federal. A colaboração mútua pretende viabilizar a retomada das atividades no espaço esportivo. A expectativa do governo é concluir as intervenções e receber provas ainda em dezembro, caso as condições climáticas permitam.

O DER-DF irá atuar em conjunto com as federações local e internacional de automobilismo para que a pista de 5,4 km atenda a todos os critérios e protocolos de segurança. Atualmente, o departamento trabalha na fresagem do asfalto para, em seguida, construir a pista teste. Assim que o espaço for aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo, será concluída a recomposição asfáltica do autódromo.

- Continua após a publicidade -

Clique e saiba mais!
GDF trabalha para trazer final da Stock Car para o Autódromo de Brasília
GDF quer reabrir autódromo Nelson Piquet em 2021 e mira Fórmula 1

“O DER construiu o autódromo e agora fomos chamados para esse novo desafio, juntamente a outros órgãos. O asfalto que será feito aqui é diferenciado, com a adição de polímeros, que é uma estrutura mais resistente para melhorar o nivelamento desse asfalto e possibilitar as corridas, atendendo a todas as normas técnicas da Federação Internacional de Automobilismo”, explicou o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Jr.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Se as chuvas interferirem no andamento das obras, o autódromo deverá ser entregue no primeiro semestre de 2022. “O BRB tem feito um trabalho de captação para termos nosso autódromo funcionando. Ele assume uma parceria que será exitosa para o banco. Vai assumir por um longo período para explorar o espaço como atividade comercial, divulgando o nome do banco nacionalmente, assim como em outras modalidades”, destacou Ibaneis.

Arena multiúso

A intenção do Banco de Brasília (BRB) é criar uma arena multiúso no autódromo, com espaço para ciclistas, caminhadas e corridas, kartódromo, concessionárias de veículos, pista off-road, centro médico e a manutenção do Drive-in. Sem os cuidados necessários, o local está desativado desde 2014 e chegou a ter obras suspensas pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF), no mesmo ano, por suspeitas de irregularidades.

“A intenção é que a pista possa ter muitas outras utilidades além das corridas de automóveis e motos propriamente ditas. Queremos devolver o autódromo para a cidade cada vez mais integrado ao dia a dia e ter a maior quantidade de pessoas usufruindo deste espaço público que se encontra fechado há tanto tempo”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Segundo o mandatário do BRB, as intervenções serão feitas respeitando um cronograma. “Queremos um autódromo autossustentável, que pague suas próprias contas. Por isso, esse desenho de arena multiúso. Nós faremos isso por fases. Agora, é qualificá-lo e devolvê-lo para a população voltar a assistir corridas aqui. No ano que vem, avançamos em outras reformas”, projetou Costa.

Presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal, Renato Constantino não vê a hora de o espaço ser reativado. “É um marco para Brasília a retomada do nosso autódromo. Estou feliz que ele vai voltar a receber provas automobilísticas. Para quem está há oito anos sem essa praça maravilhosa, que é o autódromo, vê-lo de volta é um sonho que vai se concretizar no governo Ibaneis”, afirma.

*Com informações da Agência Brasília

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE