Após iniciar a Série D do Campeonato Brasileiro com um tropeço em casa – empate por 1 a 1 com o Goianésia -, o Brasiliense tratou de reencontrar os rumos da vitória logo na segunda rodada. Na tarde deste domingo (13/6), o Jacaré fez um jogo consistente e venceu o Porto Velho, no estádio Aluízio Ferreira, por 3 a 1. O resultado colocou o time amarelo no bolo de líderes do grupo A5.
Na primeira etapa, o Brasiliense aproveitou a exposição do Porto Velho para sapecar três bolas na rede com Luquinhas, Zé Love e Peninha. O Jacaré ainda se deu ao luxo de perder um pênalti com o camisa 9. Com as duas equipes modificadas, os donos da casa conseguiram imprimir novo ritmo no jogo. Porém, a maioria das tentativas parou na tarde inspirada do goleiro Fernandes, que foi vazado apenas uma vez, e garantiu o resultado.
Jacaré dominante
O bom resultado do Brasiliense longe do Distrito Federal se explica muito pelo bom desempenho na etapa inicial. Logo aos três minutos, o Jacaré pulou na frente do marcador. Diogo fez cruzamento e Luquinhas desviou para o gol. Na sequência dos primeiros 12 minutos, as tentativas dos dois times foram cortadas pelas defesas. No minuto seguinte, Everaldo cobrou falta, a bola desviou na barreira e Fernandes fez boa defesa.
Em contra-ataque, aos 14, Zé Love parou em Wellington. Na sobra, Sandy mandou para fora. Com 17, mais Jacaré. O camisa 9 do Brasiliense tentou três vezes e, em uma delas, carimbou a trave. Na jogada seguinte, Sobara bateu cruzado e Fernandes novamente apareceu bem. Um minuto depois, mais gol amarelo. Após cruzamento, Zé Love subiu com maestria para ampliar a vantagem do time candango.
Aos 27, Peninha fez boa jogada com Zé Love e foi derrubado na área. O atacante buscou a direita do gol na cobrança, mas parou no goleiro. O Porto Velho respondeu aos 33. Keko tentou e Fernandes pegou. Com 36, mais Zé Love. O camisa 9 chutou cruzado e bala cortou. Em 43, em novo contra-ataque, Tobinha foi derrubado na área. Peninha cobrou o pênalti no canto esquerdo sem chance para Wellington: 3 a 0.
Fernandes segue em destaque
A grande vantagem trouxe um Brasiliense tranquilo para os 45 minutos finais da partida. Aos três, porém, o Porto Velho mostrou que teria outra postura. Jobert desviou cruzamento de Xandão e Fernandes se esticou para salvar. Aos oito, Zé Love respondeu. O atacante levantou na área, a zaga desviou e a bola acertou a trave. Três minutos depois, Peninha cobrou infração rasteira e Wellington fez defesa segura.
Aos 13, Fernandes apareceu novamente em chute forte de Índio. Aos 17, o camisa 12 do Brasiliense fez nova intervenção em finalização rasteira de Lopeu. Modificado, o Jacaré recuperou o gás e ocupou o campo de ataque. As jogadas, porém, foram interceptadas pela defesa do Porto Velho. Aos 25, Lopeu recebeu bom passe e, mais uma vez, parou no bom dia do arqueiro amarelo.
Com 32, o Jacaré perdeu duas chances de ampliar. Primeiro, Didira tentou o canto e Wellington defendeu. No rebote, Victor Rangel parou outra vez no goleiro. O castigo veio aos 34. Lopeu finalizou cruzado e desta vez venceu Fernandes: 3 a 1. Apesar do gol, o Porto Velho seguiu errando as tentativas ofensivas. Aos 44, Rangel cabeceou para as redes, mas a arbitragem assinalou impedimento. O lance, porém, não fez falta ao Brasiliense.
Panorama
Com a vitória, o Brasiliense chegou aos quatro pontos e divide a liderança do grupo A5 da Série D do Campeonato Brasileiro com Aparecidense e Gama. O Jacaré leva vantagem sobre os goianos e o alviverde nos critérios de desempate. Na terceira rodada, o time amarelo volta a atuar no Distrito Federal. No próximo sábado (19/6), o adversário será o lanterna Nova Mutum, às 15h, na Boca do Jacaré.
PORTO VELHO 1
Wellington Santana; Everaldo (Arez), Jobert, Mauricio e Lucas Bala; Daniel (Xavão 🟨) (Japa), Wembeley 🟨 e Sorbara 🟨, Beleu (Lopeu ⚽), Índio (Alan) e Keko. Técnico: Tiago Batizoco
BRASILIENSE 3
Fernandes; Diogo, Badhuga, Keynan e W. Goduxo; Lídio (Didira), Sandy (Milton Júnior) e Peninha ⚽ (Daniel Alagoano); Tobinha, Luquinhas ⚽ (Carlos Eduardo) e Zé Love ⚽ (Victor Rangel). Técnico: Vilson Tadei