O UFC mandou nesta madrugada deste domingo (19) a sua 311° edição em Las Vegas, Califórnia. O main event da noite seria comandado pelo russo Islam Makhachev, campeão da categoria peso leve e número um do ranking peso por peso da organização, o armênio Arman Tsarukyan. Por estar machucado, o lutador da Armênia deu lugar para Renato Moicano realizar a luta principal. Mesmo com um começo promissor, o lutador do DF foi finalizado ainda no primeiro round.
Mesmo com a derrota, Moicano segue em décimo do ranking da categoria. Se originalmente enfrentaria o nono do ranking neste evento, por abraçar a oportunidade de substituir Tsarukyan, salvar a luta principal de última hora e entregar um desafio relativamente competitivo a Makhachev, o brasileiro saiu ainda maior na noite. Para Makhachev, o saldo foi ainda mais positivo, logicamente. Além da vitória, o atleta russo chegou a quatro defesas de cinturão na história do Ultimate e bateu o recorde, anteriormente estabelecido pelo compatriota Khabib Nurmagomedov.
Clique e leia mais:
- Candangão 2025: Ceilândia estreia sem sustos e bate Real Brasília em casa
- Em estreia do Candangão, Gama e Sobradinho não saem do zero
- Capital goleia o Ceilandense por 4 a 1 e larga bem no Candangão 2025
Por que Moicano foi agraciado em luta pelo Cinturão
Islam Makhachev, atual campeão, teria o armênio Arman Tsarukyan pela frente em sua tentativa de defesa de cinturão. No entanto, durante o último treino no dia anterior à luta (17/1), o lutador da Armênia lesionou as costas e ficou impossibilitado de subir no octógono. A única opção viável foi a realocação do brasiliense Renato Moicano à luta principal da noite. O atleta brasiliense enfrentaria Beneil Dariush no mesmo card, mas por ser o único peso leve rankeado vindo de vitórias nas últimas lutas, a oportunidade caiu em seu colo.
Assim que a substituição foi anunciada ao grande público, as principais casas de apostas regulamentadas no Brasil abriram odds para o duelo. Nelas, o brasileiro era zebra na proporção de 8 para 1. Fato esse recorrente da entrada em cima do laço de Moicano no combate e à idade do atleta do DF, já que em caso de vitória, se tornaria o primeiro campeão com mais de 35 anos na história da divisão.
Nos primeiros minutos de luta, esta história digna de conto de fadas parecia se angariar para um desfecho muito improvável. Antes dos dois minutos e meio de luta, Moicano balançou o russo com um belo cruzado de direita na saída do clinch e fez o campeão sentar à lona. Porém, o detentor da cinta até 70 kg rapidamente se recuperou dos golpes. Daí em diante, o sonho encantado se tornou um pesadelo.Makhachev aplicou uma queda ao segurar uma das pernas do Brasileiro e buscava a qualquer custo manter o rival no solo, já que estava levando a pior em pé.
Ciente de que o setor da luta agarrada iria favorecer Makhachev, Renato ainda buscou uma rápida levantada. No meio dessa transição do brasileiro, o campeão russo encontrou uma brecha e grampeou no pescoço do com um plástico triângulo de mão. Só restou a Renato os três tapinhas. O próximo passo para o Russo deve ser a tentativa de duplo campeonato na divisão acima, até 77 Kg.