Vivo na Série D do Campeonato Brasileiro e lutando por uma vaga na terceira divisão nacional, o Brasiliense está classificado para as quartas de final do quarto escalão do futebol brasileiro. O Jacaré vai enfrentar o Retrô, representante de Pernambuco, com a primeira partida acontecendo na Arena Pernambuco e a volta no Estádio Serejão. Nas oito participações do esquadrão amarelo na Série D, o clube do Distrito Federal já enfrentou duas equipes nordestinas. Em quatro jogos, o Brasiliense venceu duas partidas, empatou uma vez e perdeu também somente um duelo.
Ambos os encontros com equipes da região Nordeste foram na quarta divisão do Campeonato Brasileiro em 2018. No certame daquela temporada, o Brasiliense se classificou na segunda colocação do grupo A10, com 11 pontos, somente atrás do Iporá. Corumbaense e Dom Bosco completaram a chave. Na segunda fase, o Jacaré enfrentou o Sergipe, que passou na primeira colocação do grupo A7, composto ainda pela Jacuipense, Central e Asa.
A partida de ida pela segunda fase da Série D de 2018 aconteceu no Estádio Abadião, em Ceilândia. O Gipão saiu na frente do placar mesmo atuando longe de seus domínios. Os visitantes abriram o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com Willian Paulista. Porém, o Jacaré voltou superior na segunda etapa e conseguiu a virada. Com um minuto, Morais cobrou falta e Aldo desviou de cabeça. Aos 19′, Romarinho marcou um golaço e colocou a equipe do DF em vantagem: 2 a 1.
Clique e saiba mais
- Largada do Rally dos Sertões em Brasília acontece no sábado (24/8)
- CBF bate o martelo e define detalhes das quartas de final da Série D
- Após três anos, Seleção Brasileira voltará ao Mané Garrincha contra o Peru
No duelo de volta, realizado no Estádio Batistão, em Aracaju-SE, o Sergipe decepcionou o público presente, com uma atuação pífia dentro de casa. Já o Brasiliense atuou muito bem e conseguiu segurar o adversário. Com o 0 a 0 no placar, o Jacaré carimbou a classificação para as oitavas de final. Com a vaga assegurada, o clube do Distrito Federal ficou esperando o classificado do encontro entre Itabaiana e Campinense.
O representante da Paraíba eliminou os sergipanos e enfrentou o Brasiliense nas oitavas de final. A partida de ida foi no Abadião. O jacaré abocanhou o adversário e venceu por 1 a 0, com gol solitário de Lúcio, aos 33 minutos do segundo tempo. O jogo de volta não foi muito bom para o clube do DF. O Campinense devolveu o resultado de 1 a 0 e a decisão foi para os pênaltis. O time da Paraíba triunfou por 5 a 4. Com o revés, o Brasiliense acabou sendo eliminado da Série D.
Agora, o Jacaré pode mudar o roteiro da última partida contra um nordestino. No domingo (25/8), o esquadrão amarelo visita a capital pernambucana para enfrentar o Retrô, às 17h. O jogo do acesso, o mais importante de toda a Série D, está marcado para acontecer no dia 1º de setembro, um domingo. O encontro será no Estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão, às 15h30. O vencedor do duelo pega o classificado entre Treze x Itabaiana, além de carimbar uma vaga na Série C de 2025.
Retrospecto do Brasiliense contra equipes do Nordeste na Série D
Série D – 2018
Segunda fase
Brasiliense 2×1 Sergipe
Sergipe 0x0 Brasiliense
Oitavas de final
Brasiliense 1×0 Campinense
Campinense 1×0 Brasiliense – Pênaltis 5×4